Cruzeiro persegue feito de 2013 no segundo turno do Brasileiro

Cruzeiro persegue feito de 2013 no segundo turno do Brasileiro

2 minutos 23/09/2025

No segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro persegue feito alcançado em 2013, ano em que o clube estrelado se sagrou tri campeão do torneio nacional. Para isso, a Raposa tem de vencer cinco jogos específicos, incluindo o clássico com o Atlético.

Há 12 temporadas, o Cruzeiro se tornava o único time na história do Brasileiro a vencer todas as outras equipes na mesma edição do torneio. Naquele ano, os celestes, liderados pelo técnico Marcelo Oliveira, conquistaram o título com quatro rodadas de antecedência. Ao fim de todos os compromissos, a Raposa somava 76 pontos, 23 vitórias, sete empates e oito derrotas.

No primeiro turno da atual edição do Brasileiro, o Cruzeiro não venceu Internacional (3 a 1 contra), São Paulo (1 a 1), Bragantino (1 a 0 contra), Atlético (1 a 1), Vitória (0 a 0), Corinthians (0 a 0), Ceará (2 a 1 contra) e Santos (2 a 1 contra).

No returno, os celestes já superaram Internacional (2 a 1), São Paulo (1 a 0) e Bragantino (2 a 1). Agora, para carimbar todos os adversários como vencidos, a missão dos comandados do técnico Leonardo Jardim é triunfar diante dos cinco times restantes.

  • 28ª rodada: Atlético x Cruzeiro – 15/10 a confirmar
  • 31ª rodada: Cruzeiro x Vitória – 1/11 a confirmar
  • 35ª rodada: Cruzeiro x Corinthians – 22/11 a confirmar
  • 36ª rodada: Ceará x Cruzeiro – 29/11 a confirmar
  • 38ª rodada: Santos x Cruzeiro – 7/12 a confirmar

Cenário diferente de 2025

O cenário atual é diferente em relação àquele da campanha de 2013. Ao fim da 24ª rodada, o Cruzeiro ocupa a vice-liderança do Brasileiro, com 50 pontos. Na mesma altura há 12 temporadas, a Raposa era líder, com 53.

Leonardo Jardim deixou claro em diversas ocasiões que a meta celeste é conseguir vaga na Copa Libertadores de 2026. Quando questionado sobre a possibilidade de conquistar o título, o comandante português não se coloca na corrida: “Temos os objetivos bem claros. Estamos na da Copa do Brasil e lutando para uma posição direta na Libertadores pelo G4”.

O aproveitamento da Raposa é de postulante ao título, mas os rivais diretos, Palmeiras e Flamengo, aumentam o patamar do torneio ano após ano. A equipe carioca lidera a competição, com 51 pontos e um jogo a menos que os demais. O Verdão, que soma 49 e tem dois compromissos a menos, figura em terceiro.

Os cálculos atualizados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) reconhecem superioridade de Palmeiras e Flamengo. Segundo os números, os paulistas têm 40,3% de chances de título. A porcentagem dos cariocas é de 32,6%. O Cruzeiro fecha o pódio da estatística, com 23,8%.

Mas por que o Palmeiras, terceiro colocado, tem o melhor número? A resposta é simples. O Verdão tem dois jogos a menos e aproveitamento superior (74,2%) que Flamengo (73,9%) e Cruzeiro (69,4%). Portanto, se a equipe comandada por Abel Ferreira mantiver o ritmo, ultrapassa os rivais diretos.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...