Cruzeiro: Tite pede paciência ao contar bastidores que antecederam vitória

Cruzeiro: Tite pede paciência ao contar bastidores que antecederam vitória

3 minutos 03/02/2026

O Cruzeiro finalmente entregou três pontos à torcida. Pressionada devido aos resultados ruins – três derrotas consecutivas – no Campeonato Mineiro e no Campeonato Brasileiro, a Raposa derrotou o Betim por 1 a 0, nesse domingo (1º/2), pela sexta rodada do Estadual e respirou. O técnico Tite detalhou que a sequência de derrotas mexeu com todos do grupo e pontuou que retomadas demandam tempo e, portanto, paciência.

Tite humanizou o clube e destacou a capacidade de reação dos atletas. O comandante admite que o placar – visto pela torcida como obrigação – contra o Betim não é grandioso justamente pela capacidade técnica de ambos os times, mas ressaltou que pequenos passos são importantes no processo.

“A gente sentiu bastante os resultados. Sentiu bastante. Somos seres humanos. Não é só o profissional, o cara que vai receber seu pagamento. O Cruzeiro criou um ambiente de trabalho onde todos sentiram. Mas tiveram capacidade de reação importante, decisiva. (A vitória) não é uma grande (circunstância), mas a construção de uma grande caminhada se dá dessa forma. E se dá com alma, com coração, com qualidade”, iniciou Tite.

O treinador expôs aspas de Bruno Spindel, diretor executivo de futebol do clube estrelado, em papo informal e explicou que, ainda em adaptação, tem se dedicado para complementar a identidade do time. Conquistar títulos não deixou de ser um objetivo para Tite.

“A construção de uma caminhada não é olhando já para o final, é construindo passo a passo… O Bruno (Spindel) foi muito feliz. Ele disse: a retomada de confiança é, por vezes, um processo lento, assim como o ajuste da equipe. É ideia de ter uma equipe com mais posse. Hoje (domingo) o quanto de bola mexeu de um lado para outro para encontrar o momento da infiltração. Ela tem uma ideia. Equilibrar sem tirar aquilo que era característica buscando títulos”

Tite, técnico do Cruzeiro

O triunfo diante do Betim está longe de ser visto como suficiente, caso a Raposa realmente queira levantar canecos: “É uma alegria momentânea, porque amanhã a gente sabe que tem que dar uma sequência”.

Próximos jogos do Cruzeiro

Agora, a torcida do Cruzeiro anseia por resposta no Brasileiro. Nesta quinta-feira (5/2), às 21h30, os celestes enfrentam o Coritiba no Mineirão, em Belo Horizonte, pela segunda rodada do torneio nacional. O próximo embate pelo Mineiro é no domingo (8/2), às 18h, diante do América, também no Gigante da Pampulha, pela sétima rodada.

Situações do Cruzeiro no Mineiro e no Brasileiro

Na preparação para enfrentar o Betim, a diretoria do Cruzeiro cobrou jogadores e comissão técnica por resultados melhores. Em contrapartida, a cúpula celeste, liderada por Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube, pregou confiança em todos e deu respaldo ao treinador.

Resultado que não fosse a vitória poderia resultar na eliminação da Raposa no Mineiro logo na sétima rodada. Os celestes ainda vivem cenário complicado no torneio regional (em segundo lugar do Grupo C, com nove pontos, estão fora da zona de classificação), mas ganharam fôlego em busca da semifinal.

O regulamento do torneio prevê que avancem ao mata-mata os líderes das chaves e o segundo mais bem posicionado (vaga que pertence, hoje, ao Atlético, com 10 pontos). Para que o Cruzeiro se classifique em primeiro, não depende só de si. Além de vencer os próximos dois compromissos da fase de grupos, a equipe precisa contar com um tropeço do North, que figura em primeiro, com 11 pontos. Para avançar como o melhor segundo, o clube estrelado tem de superar as pontuações dos segundos das outras chaves.

Na estreia pelo Brasileiro, a Raposa perdeu para o Botafogo por 4 a 0, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A goleada sofrida colocou os celestes na lanterna da Série A. O placar e a posição não condizem com o objetivo da cúpula celeste, da comissão técnica e dos atletas: conquistar o título.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...