Cruzeiro: Tite revela nomes de campeões da Copinha que subirão ao profissional

Cruzeiro: Tite revela nomes de campeões da Copinha que subirão ao profissional

3 minutos 26/01/2026

O Cruzeiro conquistou, pela segunda vez, nesse domingo (25/1), o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O elenco, comandado por Mairon César, encerrou o principal torneio de base do país com 100% de aproveitamento, e alguns nomes se destacaram. Desses, cinco passarão a integrar de vez o elenco principal, revelou o técnico Tite.

Depois da derrota por 2 a 1 para o Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, Tite celebrou os crias da Toca da Raposa, mas sem deixar de lamentar o tropeço diante do principal rival. O comandante detalhou que seguiu a campanha da base e, em concordância com Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol do Cruzeiro (SAF) e com a comissão técnica ‘promoverá’ quatro atletas.

“Nós acompanhamos e parabéns à base do Cruzeiro, fez um grande campeonato, teve mérito muito grande no título. Queríamos nós que tivéssemos comemorando com uma situação melhor que a de hoje. Não foi possível, tem que absorver e similar. Vamos sentar e trazer jogadores que poder ser importantes para agregar”, iniciou.

Logo na sequência, Tite detalhou citou os nomes: “Baptistella (meio-campista de 18 anos), Rhuan Gabriel (meio-campista de 19 anos), Rayan Lelis (atacante de 19 anos), Murilo Rhikman (volante de 19 anos) e Vitor Lamounier (goleiro de 18 anos)”.

Outros jovens da base têm sido frequentemente relacionados e não estiveram na final da Copinha. Casos do zagueiro Bruno Alves (ainda não atuou) e do atacante Kaique Kenji (15 partidas como profissional). O goleiro Otávio, de 20 anos, também se formou na base celeste.

Tite, inclusive, chegou a explicar a falta de oportunidades a Bruno Alves, de 20 anos: “É um grande jogador. E eu falei para ele particularmente aquilo que ele pode melhorar e deve. Publicamente eu não falo. Mas é um grande jogador e vai ter um futuro brilhante aqui”.

Maioria tem passagem no profissional

  • Baptistella: um jogo no Mineiro de 2026
  • Rayan Lelis: um jogo no Campeonato Brasileiro de 2025 e dois jogos no Mineiro de 2026
  • Murilo Rhikman: dois jogos no Brasileiro de 2025, quatro jogos na Copa Sul-Americana de 2025 e dois jogos no Mineiro de 2026

Os cinco jovens mencionados por Tite não chegam para atuar como titular da equipe principal do Cruzeiro. Todos vão compor elenco e brigar por posições.

Baptistella, Rhuan Gabriel e Murilo, por exemplo, atuam no centro do gramado, espaço que pode ser ocupado por Matheus Pereira (meia), Gerson (meia), Japa (meia/volante), Vitinho (meia), Matheus Henrique (volante), Walace (volante), Lucas Romero (volante), Lucas Silva (volante), Christian (volante que atua como ponta direita), Ryan Guilherme (volante) e Rodriguinho (meia).

Na meta, Vitor Lamounier terá companhia de Cássio, primeiro opção, Matheus Cunha, contratado para ser o substituto imediato, mas que trata lesão, e Otávio, também da base.

Rayan Lelis, por sua vez, tem como companheiros de ataque Kaio Jorge, Wanderson, Arroyo, Marquinhos, Sinisterra, Néiser Villarreal, Chico da Costa e Kaique Kenji.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...