Cruzeiro: Vitória Calhau reage à convocação à Seleção e celebra parceria com Isa Haas

Cruzeiro: Vitória Calhau reage à convocação à Seleção e celebra parceria com Isa Haas

3 minutos 12/10/2025

Das consecutivas lesões à convocação para a Seleção Brasileira. Vitória Calhau não iniciou a temporada como esperava: precisou lidar com duas lesões, uma no joelho direito e outra no esquerdo. Recuperada, voltou a defender o Cruzeiro na reta final da temporada e agradou Arthur Elias. Não à toa, o técnico da equipe nacional incluiu a zagueira na lista de relacionadas para os amistosos de outubro, contra Inglaterra e Itália.

Ao No Ataque, Calhau reagiu à convocação. A defensora disse ter sido pega de surpresa, mas também reconheceu o mérito. Desde que se reabilitou, garantiu vaga cativa na equipe celeste, comandada por Jonas Urias, e se tornou um dos pilares defensivos.

“É sempre muito bom escutar nosso nome na lista do Arthur. Eu trabalhei bem nesses últimos jogos. Treinei bem e joguei bem as quartas, a semifinal e a final. É consequência do trabalho no Cruzeiro. Minhas amigas me ajudaram, a comissão me ajudou e isso fez com que eu chegasse novamente na Seleção. A gente sempre tem expectativa e fica ansiosa, mas não vou negar: não esperava, não nessa”

Vitória Calhau, zagueira do Cruzeiro

Cruzeiro tem dupla na Seleção

Calhau se apresentará à equipe nacional ao lado de Isa Haas, também zagueira do Cruzeiro. Quando a segunda ainda pertencia ao Internacional, elas formaram dupla pela primeira vez, cerca de 30 minutos, em 26 de outubro de 2024, no empate da Seleção Brasileira por 1 a 1 com a Colômbia, em confronto amistoso – foi a primeira convocação de ambas. Em 29 de outubro, na vitória por 3 a 1 sobre o mesmo rival, as duas iniciaram como titulares.

Ao contratar Isa Haas, a ideia da diretoria celeste era que Haas e Calhau liderassem a zaga do Cruzeiro desde o início da temporada. Entretanto, a dona da camisa 33 rompeu o menisco medial do joelho direito em janeiro e, no retorno aos campos, em março, rompeu o ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Os imprevistos, então, atrapalharam o plano.

Completamente recuperada, Calhau teve tempo para aprimorar o físico devido à pausa no calendário nacional para a disputa da Copa América (na qual Isa Haas se sagrou campeã) e iniciou entre as 11 no empate por 1 a 1 com o Corinthians, em 6 de agosto, pela terceira fase da Copa do Brasil – nos pênaltis, a equipe paulista avançou.

Aquele confronto marcou o reencontro entre Vitória Calhau e Isa Haas como titulares. Mas não durou muito. Aos 22 minutos do primeiro tempo, a camisa 3 pediu substituição com dores na coxa direita. O incômodo muscular persistiu, e ela seguiu fora das relações seguintes.

Haas voltou a ser relacionada em 31 de agosto, na volta da semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino – a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras. Desde então, as duas são as principais escolhas de Jonas Urias para o setor defensivo, ao lado de Paloma Maciel.

“É muito bom jogar com a Isa, a gente ganhou um entrosamento muito grande. Quando a gente foi a primeira vez para a Seleção, a gente nunca tinha tido contato nenhum, mas eu já sabia que ela ia vir para o Cruzeiro. Quando ela veio, eu não consegui treinar muito com ela por causa das lesões. Mas nesses últimos treinos e jogos a gente conseguiu se entrosar bem. Na Seleção não sei se a gente vai jogar junta, mas a gente está se entrosando muito bem. É ver o que o Arthur vai escolher”

Vitória Calhau, zagueira do Cruzeiro

Compromissos da Seleção Brasileira

Em 25 de outubro, a Seleção Brasileira mede forças com a Inglaterra, atual campeã da Eurocopa, no Etihad Stadium, em Manchester, às 13h15 (horário de Brasília).

Depois, em 28 de outubro, a equipe nacional enfrenta a Itália, semifinalista da Euro, no Estádio Ennio Tardini, em Parma, no país europeu, às 13h15 (horário de Brasília). O ano de 2025 ainda reserva outra data Fifa.

A dupla vai desfalcar o Cruzeiro?

A tendência é que Isa Haas e Vitória Calhau não percam os compromissos do Cruzeiro no mata-mata do Campeonato Mineiro Feminino. As semifinais estão previstas para 1º (ida) e 8 de novembro (volta). Enquanto as finais devem ocorrer em 15 (ida) e 22 de novembro (volta).

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...