Cruzeiro volta a ‘ameaçar’ Flamengo no Maracanã após anos de disparidade rubro-negra

Cruzeiro volta a ‘ameaçar’ Flamengo no Maracanã após anos de disparidade rubro-negra

3 minutos 02/10/2025

A expectativa é que Cruzeiro e Flamengo protagonizem duelo equilibrado nesta quinta-feira (2/10), às 20h30, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O recente retrospecto das equipes diz: é a primeira vez em anos que a Raposa visita o Maracanã, no Rio de Janeiro, com o poder de ameaçar o dono da casa.

A posição de ambas as equipes na tabela de classificação justifica a projeção positiva acerca do embate. O Flamengo é o líder, com 54 pontos. O Cruzeiro figura em segundo lugar, com 50. Segundo os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube carioca carrega 52,8% de chances de vencer o Brasileiro, enquanto a Raposa tem 15,1% de possibilidades de levar a taça.

No primeiro confronto, pela sétima rodada da Série A, o Cruzeiro levou a melhor. Kaio Jorge e Gabi marcaram, e a Raposa derrotou o Flamengo por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte – Gerson descontou para os visitantes. O último resultado, a campanha celeste e as movimentações na última janela de transferências indicam que é possível buscar três pontos. O Flamengo, é claro, também carrega trunfos e é, inclusive, considerado favorito.

Quando Cruzeiro ameaçou Flamengo no Maracanã pela última vez?

O início do Cruzeiro na temporada de 2019 não condiz com o desfecho, o rebaixamento. Campeão da Copa do Brasil de 2018 e do Campeonato Mineiro de 2019, a Raposa entrou na disputa do Brasileiro aclamada. Antes da estreia, os celestes acumulavam 21 jogos de invencibilidade – pelo Estadual e pela Copa Libertadores.

O Flamengo, por sua vez, enfrentava alguns percalços. A torcida esperava mais do desempenho em campo e cobrava as escalações do técnico Abel Braga. Nada calamitoso, é verdade. Afinal, o time havia se consagrado campeão do Campeonato Carioca e estava com vaga encaminhada no mata-mata da Libertadores.

Duelo justo, portanto. Mas não deu para o Cruzeiro. Na primeira rodada do Brasileiro, no Maracanã, a Raposa abriu o placar com Pedro Rocha aos 40 minutos do primeiro tempo. E o Flamengo não demorou a reagir. Aos 41, Bruno Henrique descontou. Aos 22 da etapa final, o atacante ampliou. E Gabi selou o triunfo rubro-negro no último lance.

Queda de rendimento do Cruzeiro

Àquela altura, tudo normal. Perder para o Flamengo fora de casa não era motivo de revoltas. O pós é que se tornou problemático. No fim de maio, o Cruzeiro se tornou destaque no Fantástico, programado dominical da Rede Globo, por investigações de irregularidades na administração. No momento conturbado, a diretoria perdeu total controle do elenco (além do aspecto financeiro), que caiu de produção.

Iniciou-se o descenso. Quando a Raposa recebeu o Flamengo no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo segundo turno, a situação do clube mineiro já preocupava a torcida. Na ocasião, novo triunfo rubro-negro, dessa vez por 3 a 1. Ao fim da 20ª rodada, o Cruzeiro ocupava a 18ª posição, com apenas 18 pontos. O clube carioca, por sua vez, abria três pontos para o Palmeiras (54) na liderança da Série A.

O fim, todos se lembram. Pela primeira vez, o Cruzeiro caiu para a Série B, divisão na qual permaneceu por três anos. O Flamengo, que já havia levantado a taça do Carioca, consagrou-se campeão do Brasileiro e da Libertadores.

Fora da elite, a Raposa voltou a encarar o Flamengo apenas em 2023, quando retornou à Série A. No período chamado de ‘reconstrução’, o clube estrelado mediu forças com a equipe carioca em quatro oportunidades, somando um empate e três derrotas. Em maio deste ano, enfim o Cruzeiro voltou a vencer.

Quais eram os times de Cruzeiro e Flamengo em 2019?

No primeiro turno, o Cruzeiro foi a campo com: Fábio; Edilson, Dedé, Murilo e Dodô; Lucas Romero (Lucas Silva), Henrique, Rodriguinho (Thiago Neves) e Marquinhos Gabriel; Fred e Pedro Rocha (Rafinha).

Já o Flamengo foi representado por: César; Pará, Rodrigo Caio, Léo Duarte e Renê; William Arão, Cuéllar, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Bruno Henrique.

No segundo turno, vestiram a camisa do Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Egídio; Éderson, Henrique, Thiago Neves e Robinho; David e Pedro Rocha.

Enquanto isso, defenderam o Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; William Arão, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique, Gabigol e Vitinho.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...