Cruzeiro x Vitória: áudio do VAR detalha marcação de pênalti em Kaio Jorge

Cruzeiro x Vitória: áudio do VAR detalha marcação de pênalti em Kaio Jorge

3 minutos 02/11/2025

Em cobrança de pênalti, Kaio Jorge abriu o placar na partida contra o Vitória, que terminou com triunfo do Cruzeiro por 3 a 1. Áudio da análise do VAR, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), detalha a marcação da penalidade pelo árbitro Jefferson Ferreira de Moraes. As equipes se enfrentaram no Mineirão, em Belo Horizonte, nesse sábado (1º/11), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Aos três minutos da etapa inicial, Kaio Jorge recebeu lançamento e disputou bola com o goleiro Thiago Couto na área do Vitória. O centroavante celeste tocou na bola e caiu de imediato. Sem hesitar, os cruzeirenses pediram pênalti, ao passo em que os atletas do Vitória alegaram lance normal, incluindo o arqueiro.

O arbitro da partida nada marcou e alegou não ter visto falta de Thiago Couto. Entretanto, foi chamado pelo VAR (comandado por Rodrigo D’Alonso Ferreira) e, rapidamente, identificou o toque do goleiro no pé de Kaio Jorge, assinalando o pênalti. Veja, a seguir, o diálogo entre a equipe de arbitragem.

  • Jefferson Ferreira de Moraes: “Não, não. O contato é normal. Calma. Ele toca a bola. O azul toca a bola primeiro, limpo. Eu não consigo ver se o goleiro pega nele”.
  • VAR: “Deixa eu checar, espere aí. Jefferson, recomendo revisão para um possível penal”
  • Jefferson Ferreira de Moraes: “Ok”
  • VAR: “Vou mostrar o lance para você. Põe para mim a câmera que a gente viu por trás, a três. Aqui, para você.
  • Jefferson Ferreira de Moraes: “Já vou voltar com pênalti. É claramente pênalti. Pênalti sem o cartão amarelo… Vou voltar com imprudência mesmo, só pênalti”

Conforme detalhado pela CBF, “um tiro penal será concedido se um jogador cometer uma infração punível com um tiro livre direto dentro da própria área penal”. “Impedir o movimento de um adversário com contato físico” é ação passível de tiro livre direto.

Revisão de gol

Minutos depois, Kaio Jorge recebeu lançamento de Kaiki, fez o facão para sair à frente da marcação e, cara a cara, com o goleiro, chutou rasteiro para marcar o segundo gol do Cruzeiro na partida.

A princípio, o assistente Hugo Savio Xavier Correa não correu para o centro do campo e levantou a bandeira, indicando impedimento. O VAR, então, traçou as linhas e garantiu que a condição do atacante cruzeirense era legal. Curiosamente, convicto do posicionamento, Kaio Jorge permaneceu no fundo do campo, esperando a validação – que levou mais de dois minutos – para celebrar.

  • Jefferson Ferreira de Moraes: “Impedido”
  • VAR: “Estamos checando”
  • Jefferson Ferreira de Moraes: “Está traçando linha, calma”
  • VAR: “Estamos checando… Decisão factual, gol legal”

Leia também: Cruzeiro: Jardim explica desabafo e evita cravar futuro

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...