Demitido ou pediu demissão? Bastidores da saída de Sampaoli do Atlético

Demitido ou pediu demissão? Bastidores da saída de Sampaoli do Atlético

3 minutos 12/02/2026

A demissão de Jorge Sampaoli não era um movimento esperado. Mesmo que o técnico estivesse em baixa no comando do Atlético, com baixo aproveitamento, tudo parecia alinhado nos bastidores. Contudo, após conversa com a diretoria, foi decidida a não permanência do treinador para a sequência da temporada.

No Ataque apurou que as partes se reuniram nesta quinta-feira (12/2), e a diretoria alvinegra chegou a conclusão de que o trabalhado deveria ser interrompido. As motivações foram a baixa performance do treinador e o desalinhamento dele com a cúpula atleticana.

O treinador argentino deixa o comando do alvinegro com sentimento amargo. Nessa quarta-feira (11/2), o Atlético empatou com o Remo por 3 a 3 em partida frustrante – a equipe saiu na frente do placar, teve chances de ampliar, mas não aproveitou bem as oportunidades e viu o time paraense crescer no duelo.

Para o próximo confronto, diante do Itabirito, neste sábado (14/2), no Castor Cifuentes, pela oitava rodada do Mineiro, o auxiliar técnico fixo Lucas Gonçalves é quem estará à beira do gramado. Ele seguirá no comando até o Galo contratar um novo treinador.

No início desta temporada, o não alinhamento entre Sampaoli e a diretoria do Atlético ficou claro em algumas oportunidades, principalmente em relação aos reforços para 2026.

“O treinador não tem toda possibilidade de escolher jogadores para que cheguem. Nós fizemos um planejamento inicial, no qual tínhamos uma expectativa. O clube fez tentativas. Não alcançamos por aí a convencer da grande necessidade imediata que o elenco tinha. Mas bom, chegaram esses jogadores, estão treinando e quando estiverem totalmente mostrando nos treinamentos que estão para competir, competirão. Enquanto não mostrarem que estão para competir, não vão competir”, disse o comandante em coletiva nessa quarta.

O episódio mais recente de discordância clara foi sobre o primeiro volante, posição de maior desejo do clube.

Em entrevista nesta semana, Paulo Bracks, CSO do Galo, deixou claro que o time tinha três primeiros volante à disposição, embora eles não reunissem as características ‘clássicas’ de um homem da posição. Sampaoli, por sua vez, não teve a mesma opinião.

“Eu realmente trabalho com os jogadores que tenho. Nenhum dos jogadores que você nomeou tem características de primeiro volante sozinho – necessitam de outro. São jogadores de um perfil que é para jogar com dois. Não são para jogar sozinhos como primeiro volante – por perfil, por característica, por posição”, falou Sampaoli, em coletiva nessa quarta-feira (11/2).

Baixa performance: os números de Sampaoli

Após pedidos da torcida do Atlético, a diretoria anunciou a contratação de Jorge Sampaoli em 2 de setembro de 2025. O Galo oscilou bons e maus momentos e ficou marcado, principalmente, pela frustrante final da Copa Sul-Americana. Em 22 de novembro, o clube perdeu para o Lanús nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato continental.

Em 2025, foram oito vitórias, nove empates e sete derrotas em 24 partidas. Já em 2026, o time só conseguiu duas vitórias, sete empates e uma derrota. Ao todo, Sampaoli disputou 34 partidas pelo Atlético nessa segunda passagem com 10 vitórias, 16 empates e 8 derrotas, com aproveitamento de 45%.

Primeira passagem foi de sucesso

Sampaoli deixou ótimas impressões esportivas no clube na primeira passagem e recebeu agradecimentos públicos da instituição pelo trabalho. Apesar disso, acumulou algumas desavenças no dia a dia de trabalho na Cidade do Galo, em Vespasiano, e foi pivô de polêmicas enquanto esteve à frente da equipe alvinegra.

Ao todo, o argentino comandou o Atlético em 45 partidas entre 2020 e 2021, tendo somado 26 vitórias, nove empates e 10 derrotas – números traduzidos em aproveitamento de 63,7%. Na direção do Galo, conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e foi terceiro colocado da Série A do Campeonato Brasileiro daquela temporada, apenas três pontos atrás do campeão Flamengo.

Sampaoli pelo Atlético em 2020-2021 e 2025-2026

  • 79 partidas
  • 36 vitórias
  • 25 empates
  • 18 derrotas
  • 56,1% de aproveitamento
  • Campeão do Mineiro de 2020 e vice da Copa Sul-Americana de 2025

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...