Diretora do Cruzeiro explica decisão sobre a base do feminino e revela planos

Diretora do Cruzeiro explica decisão sobre a base do feminino e revela planos

2 minutos 03/02/2026

No ano passado, o Cruzeiro disputou e conquistou o Campeonato Mineiro Sub-17. Ao fim da competição, a diretoria celeste desfez o projeto e garantiu que em 2026 o retomaria. A expectativa era de que as Cabulosas jogassem o Campeonato Brasileiro Sub-20, o que não ocorrerá. Luiza Parreiras, nova executiva da pasta, explicou a decisão de não montar uma equipe para tal torneio e revelou os planos do clube acerca das categorias de base.

Nessa segunda-feira (2/2), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os clubes que jogarão o Brasileiro Sub-20. E o Cruzeiro não é um deles. De acordo com Luiza Parreiras, a decisão tem relação com a falta de tempo hábil para elaborar um projeto promissor em tal categoria. A dirigente revelou que o objetivo é disputar as competições sub-17.

“A gente decidiu mesmo não disputar o Brasileiro Sub-20 por uma questão estratégica. Na minha vinda, na conversa com presidente e diretores, fui perguntada sobre minha opinião acerca da estruturação das categorias de base. Eu expliquei que era um pré-requisito ter autonomia para dar andamento na base. Quando eu cheguei, conversei com a Keyla (Monadjemi, coordenadora da categoria de base feminina), e a gente entendeu que o melhor para o futebol feminino do Cruzeiro é disputar as competições na categoria sub-17”, iniciou.

“A gente não disputa o Brasileiro Sub-20. É uma data bem próxima do Campeonato Brasileiro, então a gente teria pouco tempo para estruturar e fazer um trabalho devido de formação. Estruturar as categorias de base nas Cabulosas é para ter um trabalho a longo prazo. Em um primeiro momento é formar”, prosseguiu.

Próximos passos do sub-17

Neste ano, portanto, o Cruzeiro tem pela frente na categoria sub-17 o Campeonato Mineiro (inexistente na categoria sub-20) e o Campeonato Brasileiro. No fim da temporada, a meta é disputar, também, a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Mas, para isso, as Cabulosas precisam resolver questões estruturais, como o local em que a base trabalhará. Luiza Parreiras garantiu que tocará o assunto nas próximas semanas. A ideia também é recuperar jogadoras que defenderam a camisa estrelada na conquista do Mineiro em 2025.

“Ainda não (está definido o local). O combinado foi chegar nas primeiras semanas e cuidar do profissional, resolver algumas demandas pendentes. Pretendo nas próximas semanas. A gente precisa sentar, apresentar para o presidente e ter um local estruturado, estrutura da comissão, retomar algumas atletas que já tinham conversas depois do título do Mineiro para iniciar o projeto”, completou.

Datas das competições sub-17

O Brasileiro Sub-17 deve ocorrer entre 30 de maio e 39 de agosto. O Mineiro não tem data definida (em 2025, ocorreu em outubro). A Copa São Paulo de Futebol Júnior também não teve o calendário divulgado (na temporada passada, foi disputada em dezembro).

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...