É campeão! Cruzeiro empata com América e fecha notável temporada com título do Mineiro

É campeão! Cruzeiro empata com América e fecha notável temporada com título do Mineiro

4 minutos 22/11/2025

É campeão! A torcida do Cruzeiro enfim pode soltar o grito, entalado há cerca de dois meses. Como forma de coroar a notável temporada, as Cabulosas conquistaram o quarto título do Campeonato Mineiro Feminino neste sábado (22/11), ao empatar com o América por 2 a 2, no Gregorão, em Contagem.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Cruzeiro se colocou no lugar mais alto do pódio do Estadual. O histórico recente é resultado da construção de um projeto sólido, já incluso entre os principais do Brasil. O título encerra a temporada de 2025, ano em que as Cabulosas arrastaram multidões ao estádio e conquistaram o vice do Campeonato Brasileiro – é desde setembro que a torcida aguarda a oportunidade de celebrar uma taça.

Agora com quatro títulos, a Raposa ultrapassa o Coelho (três) em quantidade e se posiciona em segundo lugar no ranking do Mineiro – atrás apenas do Atlético, com oito. As Spartanas também encerram as atividades. No principal torneio da modalidade, a Série A1, elas terminaram a primeira fase em nono lugar e não avançaram ao mata-mata.

Cruzeiro x América

Virada do América

Jonas Urias, técnico do Cruzeiro, manteve o time que aplicou goleada por 4 a 0 no primeiro clássico. Jorge Victor, comandante do América, apostou em quatro mudanças para tentar reverter o marcador. O Coelho iniciou o confronto com as linhas altas, pressionando a saída de bola. A Raposa, por sua vez, não se desesperou com a iniciativa e controlou a posse imediatamente.

Donas da bola, as Cabulosas exploraram o campo de ataque mais vezes e construíram as primeiras oportunidades: Isa Haas cabeceou e parou em Taluane, Byanca Brasil viu a bola quase encobrir a arqueira americana.

Aos 21 minutos, enfim, a equipe converteu. O Cruzeiro disparou em velocidade pela faixa esquerda do gramado. Byanca Brasil conduziu do meio-campo à grande área e cruzou à meia altura para Letícia Ferreira. A artilheira das Cabulosas e do campeonato se antecipou à marcação e bastou encostar com o pé direito para balançar a rede: 1 a 0.

Pouco depois de sofrer, o América se mostrou oportunista. Aos 32 minutos, as Spartanas cobraram rapidamente falta no meio-campo, e a bola sobrou para Lorrany no lado direito. A zagueira levantou a cabeça, percebeu a posição da goleira Camila e arriscou do meio da rua, contanto com a ajuda do travessão para deixar tudo igual no Gregorão: 1 a 1.

O desenho do jogo não mudou. O Cruzeiro permaneceu com a posse, e o América continuou jogando por bolas. A diferença é que a estratégia das visitantes deu certo. Aos 46 minutos, a árbitra Francielly Fernanda Lima de Castro assinalou pênalti da zagueira Paloma Maciel na atacante Soraya. A camisa 7 cobrou e virou para o Coelho: 1 a 2.

Cruzeiro empata e segura resultado

A entrada de Rafa Levis no intervalo deu amplitude ao América e obrigou a defesa cruzeirense a correr mais. Pouco a pouco, as Cabulosas se adaptaram ao novo formato e encontraram o empate. Aos sete minutos, Mari Andrade puxou Gaby Soares na grande área, e a árbitra deu pênalti para a Raposa. Byanca Brasil tirou da goleira na cobrança e empatou o marcador: 2 a 2.

A partir dali, o jogo ganhou contornos físicos. O América apostou em substituições para renovar o fôlego, mas não resolveu. Ao Cruzeiro, bastou segurar o resultado para deixar o Gregorão com o quarto título do Mineiro.

CRUZEIRO 2 X 2 AMÉRICA

Cruzeiro

Camila; Paloma Maciel (Gio Oliveira, aos 42′ do 2ºT), Isa Haas (Camila Ambrózio, ao 46′ do 2ºT) e Vitória Calhau; Bedoya, Gisseli, Gaby Soares (Pri Back, aos 42′ do 2ºT), Miriã (Letícia Alves, aos 42′ do 2ºT) e Vanessinha (Gaby Rodríguez, aos 29′ do 2ºT); Byanca Brasil (Clara, aos 42′ do 2ºT) e Letícia Ferreira (Sochor, aos 46′ do 2ºT). Técnico: Leonardo Jardim.

América

Taluane; Laís (Vick, aos 29′ do 2ºT), Lorrany (Mimi, aos 29′ do 2ºT), Ana Clara, Maiara e Maísa (Ana Portugal, aos 40′ do 2ºT); Daise (Rafa Levis, no intervalo) e Mari Andrade; Arias (Thayna, aos 16′ do 2ºT), Soraya (Gadu, aos 29′ do 2ºT) e Pimenta. Técnico: Jorge Victor.

  • Motivo: Volta da final do Mineiro Feminino
  • Local: Gregorão, em Contagem
  • Gols: Letícia Ferreira, aos 21′ do 1ºT (CRU); Lorrany, aos 32′ do 1ºT (AME); Soraya, aos 46′ do 2ºT (AME); Byanca Brasil, aos 9′ do 2ºT (CRU)
  • Árbitra: Francielly Fernanda Lima de Castro
  • Auxiliares: Fernanda Nandrea Gomes Antunes e Ana Luiz Alves de Oliveira
  • Cartões amarelos: Byanca Brasil, aos 10′ do 2ºT (CRU); Maiara, aos 11′ do 2ºT (AME); Mirião, aos 41′ do 2ºT (CRU)
  • Cartão vermelho:

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...