Em queda livre no Brasileiro e com DM cheio: como chega o Bragantino contra o Cruzeiro

Em queda livre no Brasileiro e com DM cheio: como chega o Bragantino contra o Cruzeiro

3 minutos 17/09/2025

O confronto entre Cruzeiro e Bragantino, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, colocará frente a frente equipes que vivem momentos distintos. Enquanto a Raposa segue na briga pelo topo da tabela de classificação, o Massa Bruta vive queda livre na Série A. Mineiros e paulistas medem forças domingo (21/9), às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.

O Bragantino iniciou bem a competição. Na quinta rodada, derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 e entrou no G4. Naquele momento, o time comandado por Fernando Seabra se tornou postulante a uma vaga na Copa Libertadores. O Massa Bruta chegou a fazer a sétima rodada em segundo lugar, atrás apenas do Palmeiras.

O início da queda do Bragantino

A 15ª rodada, entretanto, marcou a virada na campanha do Bragantino. Em 20 de julho, a equipe foi a Salvador enfrentar o Vitória no Barradão, perdeu por 1 a 0 e viu Palmeiras, Botafogo e Bahia se aproximarem. Derrotas para Flamengo e Fortaleza, esse também em mau momento. Ao fim da 17ª rodada, o Massa Bruta já havia perdido espaço entre os quatro primeiros.

Logo em seguida, a equipe paulista amargou eliminação para o Botafogo nas oitavas de final da Copa do Brasil. De volta à Série A, o Bragantino acumulou quatro derrotas, um empate e apenas uma vitória desde então.

Na tabela, o resultado não poderia ser outro a não ser a queda. Antes do encontro com o Cruzeiro, o Massa Bruta aparece em oitavo lugar, com 31 pontos, nove triunfos, quatro igualdades e 10 tropeços.

DM cheio e lista extensa de pendurados

Além da falta de rendimento de alguns atletas, a quantidade de desfalques ajuda a explicar o descenso do Bragantino após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes. O departamento médico do clube tem cinco atletas: Bruno Praxedes (muscular na coxa direita), Davi Gomes (ligamento colateral medial do joelho direito), Eduardo (tornozelo esquerdo), Isidro Pitta (muscular na coxa esquerda) e Juninho Capixaba (ligamento colateral medial do joelho esquerdo).

Ainda, em processo de transição física estão o lateral-direito Agustín Sant’Anna e o atacante Thiago Borbas.

Para a sequência do Brasileiro, Fernando Seabra também pode perder outros jogadores. Isso porque estão pendurados os laterais-direitos Andres Hurtado e Nathan Mendes, o lateral-esquerdo Guilherme, os zagueiros Guzmán e Sergio Palacios e o atacante Vinicinho.

Como chega o Cruzeiro

O Cruzeiro, por sua vez, vive momento oposto. Recuperado do início de temporada conturbado, o time aparece em segundo lugar na tabela de classificação, com 47 pontos, 14 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Além disso, a Raposa continua viva na disputa pelo título da Copa do Brasil – o sétimo.

Para manutenção da boa fase e, futuramente, consolidação do principal objetivo, que é a vaga na Copa Libertadores de 2026, Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, terá todos os jogadores titulares à disposição – o volante Lucas Silva, que havia cumprido suspensão, volta a ser opção.

Desfalques certos são o zagueiro Janderson (lesão ligamentar no joelho esquerdo), o lateral-direito Fagner (fratura na fíbula da perna direita) e o meio-campista Eduardo (cumpre a última partida de suspensão estipulada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva por entrada forte no empate sem gols com o Vitória, pela 12ª rodada).

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...