Especialista da Globo analisa possível pênalti em Grêmio x Cruzeiro

Especialista da Globo analisa possível pênalti em Grêmio x Cruzeiro

3 minutos 06/11/2025

O ex-árbitro Paulo César de Oliveira analisou um possível pênalti na vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Grêmio, nessa quarta-feira (5/11), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Aos 12 minutos do primeiro tempo, após levantamento para a área, o zagueiro cruzeirense Villalba afastou de cabeça, e a bola bateu no braço do companheiro Lucas Silva, que estava de costas.

Os gremistas reclamaram bastante, mas o VAR fez checagem silenciosa do lance e mandou o árbitro Lucas Paulo Torezin (PR) seguir o jogo. Após a partida, o técnico Mano Menezes ficou na bronca com a não marcação do pênalti a favor do Grêmio.

“Achei que foi pênalti na mão do Lucas Silva, porque com o braço naquela altura não é posição normal em lugar nenhum. Mas um dia é um critério, outro dia é outro critério”, disparou o treinador tricolor na entrevista coletiva.

Veredito de PC de Oliveira

Em explicação no Troca da Passes, do SporTV, Paulo César de Oliveira destrinchou o lance e considerou que a arbitragem acertou em não marcar o pênalti contra o Cruzeiro. O comentarista avaliou que Lucas Silva também estava desequilibrado no lance devido a um ‘puxão amigo’ do companheiro Lucas Romero.

“O que chama mais atenção é a plasticidade do lance pela posição do braço do Lucas Silva. Mas ele é acossado e desequilibrado pelo Romeiro, que também já tinha sofrido uma carga ali do Carlos Vinícius [atacante do Grêmio]. A bola bate no braço do Lucas Silva no momento em que ele está caindo”, iniciou o comentarista de arbitragem do Grupo Globo.

O árbitro tem que analisar a origem. A bola pega no ombro do Villalba. A origem da bola é de um companheiro e está saindo da área depois de Lucas Silva ter sido desequilibrado. Isso é bola na mão”, acrescentou.

“Como seria pênalti uma jogada como essa? O zagueiro subiria para cabecear, mas perde o tempo da bola. Um adversário cabecearia, e essa bola tocaria no braço dele. Aí você tem que marcar o pênalti, porque, com o braço, o zagueiro estaria assumindo o risco de a bola bater no braço dele”, elucidou PC.

Cruzeiro e Grêmio no Brasileirão

Terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro chegou a 63 pontos e ficou a dois de Flamengo e Palmeiras, segundo e primeiro colocados da Série A.

Já o Grêmio está na 13ª posição do Brasileirão, com 39 pontos.

Próximos jogos de Cruzeiro e Grêmio

Na 33ª rodada, o Cruzeiro recebe o Fluminense. O jogo será neste domingo (9/11), às 16h (horário de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O Tricolor é o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro, com 47 pontos.

No mesmo dia, às 20h30 (horário de Brasília), o Grêmio visita o Fortaleza no Castelão, na capital cearense. O Laion é o vice-lanterna da Série A, com 30 pontos.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...