Ex-Atlético se reergue e brilha no México após passagem ruim no Brasil

Ex-Atlético se reergue e brilha no México após passagem ruim no Brasil

3 minutos 19/02/2026

Revelado pelo Atlético em 2010 e dono de trajetória de destaque no futebol italiano, o atacante João Pedro Galvão, o JP Galvão, não foi bem quando retornou ao Brasil entre 2023 e 2024, anos nos quais jogou pelo Grêmio. Na temporada 2025/26, contudo, o mineiro de Ipatinga reergue a carreira em outro país – o México.

Contratado pelo Atlético San Luis em julho do ano passado, o jogador de 33 anos tem sido protagonista absoluto da equipe desde então e soma números impressionantes.

Brasileiro naturalizado italiano, João Pedro foi o terceiro maior artilheiro do Campeonato Apertura, que terminou ao fim do ano passado, com 12 gols em 17 partidas, e teve início avassalador no Clausura, disputado desde janeiro, com seis gols em seis jogos disputados – ele é o artilheiro da competição.

Da seca à artilharia

O cenário de protagonismo conquistado no México difere bastante do que foi a última passagem de João pelo futebol brasileiro.

João chegou ao Grêmio em 2023 cercado de expectativas – afinal, havia passado 10 anos no futebol europeu, construído idolatria no Cagliari e recebido até convocação para a Seleção Italiana. Em Porto Alegre, contudo, o mineiro pouco rendeu e teve números tímidos – apenas três gols e uma assistência em 45 partidas pelo tricolor.

Após um ano em terras gaúchas emprestado pelo Fenerbahçe, da Turquia, João deixou o Brasil novamente para jogar pelo Hull City, da Championship, a Segunda Divisão Inglesa, onde fez seis gols e deu duas assistências em 36 jogos. Mas foi na América do Norte que o atacante conseguiu retomar a boa forma na carreira.

João Pedro pelo Atlético

JP Galvão foi inteiramente formado pelo Atlético, onde conquistou status de promessa nacional e chegou a ser convocado para as Seleções Brasileiras de base.

João conquistou a Taça BH de Futebol Júnior de 2009 pelo Galinho – no mesmo ano, jogou o Mundial Sub-17 pelo Brasil. Na equipe profissional alvinegra, contudo, o mineiro não teve tempo para se destacar – foi vendido após apenas 13 partidas, sem ter anotado gols ou assistências, ainda aos 18 anos, para o Palermo, da Itália. A venda foi feita em agosto de 2010, por 2,45 milhões de euros (R$ 5,5 milhões de reais, na cotação da época).

João Pedro na Europa

O atacante não engrenou de imediato na Europa e chegou até a voltar para a América do Sul antes de enfim se consolidar no Velho Continente. O Palermo o emprestou para o Vitória de Guimarães, de Portugal; e para o Peñarol, do Uruguai. Depois, ele passou pelo Santos, onde sequer marcou gols, e voltou a Portugal em 2013/14, para defender o Estoril.

O modesto time português foi o primeiro em que João conseguiu se destacar. Lá, marcou 10 gols e deu duas assistências em 45 jogos e atraiu a atenção do Cagliari, da Itália, onde faria história.

JP passou oito anos no tradicional clube da Sardenha e se consolidou como um dos maiores ídolos dos Rossoblù. Foram 86 gols e 16 assistências em 271 partidas pela equipe, com a conquista do título da Série B de 2015/16. Em 2022, ele foi autorizado a defender a Seleção Italiana, pela qual fez um único jogo oficial, em março daquele ano.

João deixou o Cagliari também em 2022, para defender o Fenerbahçe, da Turquia, onde marcou cinco gols e deu uma assistência em 28 partidas. Depois da passagem pela Turquia, ele decidiu retornar ao país natal para defender o Grêmio.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...