Ex-dono da SAF do Vasco e da 777 Partners é denunciado nos EUA

Ex-dono da SAF do Vasco e da 777 Partners é denunciado nos EUA

2 minutos 16/10/2025

Rio de Janeiro, RJ, 16 (AFI) – O ex-dono da SAF do Vasco, Josh Wander, está no olho do furacão após ser denunciado por fraude e conspiração pela Justiça dos Estados Unidos. Segundo promotores americanos, o empresário teria enganado credores e investidores, causando um prejuízo de cerca de US$ 500 milhões.

Josh Wander, que já havia sido acusado em maio de 2024, responde por fraude eletrônica, fraude com valores mobiliários e conspiração. A crise atingiu em cheio a 777 Partners, que entrou em processo de falência e passou a ser controlada pela seguradora A-CAP, uma de suas principais credoras.

ESCÂNDALO INTERNACIONAL

De acordo com as acusações, Wander usou recursos de credores para outras finalidades, incluindo a compra de participações em clubes de futebol e despesas relacionadas a uma companhia aérea do grupo. Como resposta, a seguradora colocou todos os clubes do conglomerado à venda, mas enfrenta dificuldades para encontrar interessados.

Em 2024, o fundo Leadenhall acionou a Justiça norte-americana com uma liminar para tentar impedir a dissipação dos ativos da 777 Partners. Os ingleses também relataram práticas fraudulentas e classificaram a empresa como “marionete” da seguradora A-CAP, credora de R$ 10,1 bilhões.

FUTURO DA SAF DO VASCO

Em meio ao turbilhão, Josh Wander e Steven Pasko deixaram seus cargos na 777 Partners em maio de 2024. Ambos eram sócios-fundadores e gerentes da companhia, afastada no mesmo período da gestão da SAF do Vasco por decisão da Justiça do Rio de Janeiro.

Além do Cruzmaltino, a 777 Partners investiu em clubes como Genoa (Itália), Standard Liège (Bélgica), Hertha Berlim (Alemanha), Red Star (França), Melbourne Victory (Austrália) e detém participação minoritária no Sevilla, da Espanha.

PRÓXIMO JOGO

Embalado pela vitória sobre o Fortaleza, o Vasco voltará a entrar em campo na segunda-feira (20), quando enfrentará o Fluminense, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico será disputado no Maracanã, a partir das 19h30.

O time de Diniz está em nono lugar com 36 pontos, enquanto a equipe comandada por Luís Zubeldía ocupa a sétima posição com 38, cinco atrás do Bahia, que abre o G-6 do torneio.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...