Ex-goleador de Atlético e Cruzeiro é apresentado em time da Série A

Ex-goleador de Atlético e Cruzeiro é apresentado em time da Série A

4 minutos 01/10/2025

Ele está de volta ao Brasil! Depois de um período de estudos na Espanha para obter a licença UEFA, um ex-goleador de Atlético e Cruzeiro retornou ao país para assumir um novo desafio na carreira.

Aos 41 anos, o ex-atacante Frederico Chaves Guedes, o Fred, foi apresentado nessa terça-feira (30/9) pelo Fortaleza como novo técnico do time sub-18.

“Fiquei surpreso positivamente, não só pela estrutura física presente no CT Ribamar Bezerra, mas também com o material humano. Consegui ter um primeiro contato com os funcionários e notei que a relação humana aqui é muito forte, fui muito bem recebido”, destacou.

“Estou muito ansioso, quero logo estar em campo dando treinamentos, pois foi o campo que me deu tudo. Foi onde me moldei como homem, me deu caráter, colocou comida na mesa da minha família e me permitiu ajudar as pessoas que eu amo, então tenho muita vontade de poder vivenciar esse dia a dia e presenciar de perto a evolução dos atletas”

Fred, novo técnico do time sub-18 do Fortaleza


Carreira de Fred

Mineiro de Teófilo Otoni, Fred surgiu como um raio no América. Tão acelerado que o mundo demorou 3,16 segundos para conhecê-lo. Foi esse o tempo que o atacante levou para colocar a bola nas redes em um jogo pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2003. O feito foi parar no Guinness Book como o gol mais rápido de todos os tempos. Depois disso, ele continuou fazendo história – tornou-se ídolo do Fluminense e chegou à Seleção Brasileira – e stories, virando o rei das redes sociais pelo seu jeito brincalhão e boa praça.

No América

Fred começou na base do América em 2001. Precoce, o atacante ganhou fama internacional antes mesmo de subir ao time profissional.

Então com 19 anos, ele arriscou um chute do meio-campo ao ouvir o apito inicial do árbitro da partida, em jogo contra o Vila Nova-GO, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2003.

Em entrevista ao Estado de Minas em 2012, o atacante explicou o quanto aquele lance foi importante para ele.

“Foi um gol fundamental na minha carreira. Tinha sido expulso no primeiro jogo da Copa São Paulo, já diziam que eu estava na lista de dispensas. Aquele gol foi importante para que eu continuasse no clube. Na preleção, o Hamilton, que era o nosso treinador, tinha dito que o goleiro deles jogava adiantado. Quando fomos iniciar o jogo, cheguei para o Émerson, meu companheiro de ataque, e pedi para ele rolar a bola que eu iria chutar direto. Ele tocou, e fiz o gol. Pena que perdemos (risos)”, relembrou.

Posteriormente, subiu ao profissional e se tornou o destaque do América. Pelo clube, Fred participou de 57 jogos, entre 2003 e 2004, com 34 gols marcados.

Destaque em campo, o Coelho se viu obrigado a repassar Fred ao Feyenoord em função de uma parceria que tinha com o clube holandês. Apesar disso, o atacante não quis ir para a Europa e continuou em BH.

Ainda em 2004, Fred recebeu uma proposta do Braga, de Portugal, mas o acordo também não saiu. Acabou sendo comprado por um dos maiores rivais do América, o Cruzeiro, o que desagradou muitos americanos.

No Cruzeiro

No Cruzeiro, Fred viveu dois momentos distintos. Em 2004 e 2005, marcou muitos gols e virou xodó da torcida. No retorno, de 2018 a 2020, participou do inédito rebaixamento na história celeste e precisou se “esconder na roça”, palavras do próprio artilheiro, pela vergonha da queda para a Série B.

No primeiro ano na Toca II, disputou 28 jogos e balançou as redes 16 vezes. Em 2005, foram 43 partidas e 40 gols. A grande fase chamou atenção do Lyon, que o comprou por cerca de 15 milhões de euros.

Depois do Lyon, Fred voltou ao Brasil e se tornou ídolo do Fluminense, onde jogou entre 2009 e 2016. O atacante ainda defendeu o Atlético, em 2016 e 2017.

O retorno ao Cruzeiro ocorreu em dezembro de 2017. Naquela época, Fred fez um acordo de rompimento de contrato com o Atlético. Contudo, havia multa de R$ 10 milhões caso o camisa 9 se transferisse para o Cruzeiro. Foi o que aconteceu.

Ao todo, Fred fez 138 jogos oficiais pelo Cruzeiro, com 81 gols.

No Atlético

Em junho de 2016, o Atlético anunciou a contratação do atacante Fred. No Galo, ele fez 28 jogos na primeira temporada, com 12 gols. Em 2017, foram 55 jogos e 30 bolas nas redes. Apesar disso, o centroavante não caiu nas graças da torcida alvinegra.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...