Fernando Carvalho classifica título corintiano de 2005 como “campeão com asterisco”

Fernando Carvalho classifica título corintiano de 2005 como “campeão com asterisco”

3 minutos 24/09/2025

Porto Alegre, RS , 24 (AFI) – Um dos presidentes mais lembrados da história do Internacional, o dirigente Fernando Carvalho foi o convidado da última segunda-feira (22) do podcast Denílson Show.

Com apresentação do ex-atleta Denílson e do jornalista Chico Garcia, o empresário comentou sobre a conquista da Libertadores e do Mundial em 2006, além da dolorosa derrota para o Mazembe no Mundial de Clubes de 2010.

ASSUMIU O INTER

Presidente do Inter de 2002 até 2007, Fernando Carvalho comentou que quando assumiu o clube o cenário era extremamente complicado devido as divisões políticas do Colorado: “Quando eu chego no Inter, eu encontrei um clube muito dividido politicamente e tive de pacificar tudo isso. Logo no primeiro ano nós brigamos para não cair, pois estávamos com graves problemas financeiros e inclusive atrasamos salários nesse ano. A partir de 2003, isso mudou e fomos pioneiros, pois criamos os contratos de produtividade no Inter”, destacou o convidado.

ELENCO CAMPEÃO DA LIBERTADORES

Advogado e diretor da base da equipe gaúcha por 20 anos, o dirigente foi o grande responsável pela montagem do elenco campeão da Libertadores de 2006, que segundo ele se tornou possível depois de uma vitória sobre o Pumas do México.

“Eu sou muito pé no chão, mas naquela campanha o momento do estalo foi na vitória sobre o Pumas. Começamos perdendo por dois a zero, no segundo tempo viramos o jogo e a torcida esteve conosco até o final. Aí eu pensei que iríamos chegar”.

CAMPEÃO MUNDIAL

Contrariando a expectativa dos analistas, naquele mesmo ano o clube foi campeão Mundial, depois de vencer o poderoso Barcelona.

Segundo o eterno presidente colorado, a ideia era aguentar o máximo possível a equipe adversária e tentar levar aos pênaltis. “Quando eu assisti América e Barcelona na semi, eu fiquei tenso. Aí comecei analisar o América e o meu time era melhor, e percebi que não seria a mesma coisa. Claro que não pensava em ganhar, pensava em aguentar o máximo possível e levar para os pênaltis. Para nossa sorte, o gol saiu aos 34 do segundo tempo e talvez se isso fosse no primeiro tempo não teríamos aguentado, pois os caras vieram forte”, relembrou o cartola.

POLÊMICA DO BRASILEIRÃO 2025

Fernando Carvalho também fez questão de falar sobre a polêmica segunda colocação do time no Brasileirão de 2005, que ficou marcado pelos escândalos de arbitragem. “Primeiro o que diz a Lei? Só se tivermos prova cabal de interferência indevida do árbitro, mas ninguém foi fiscalizar. Quando anularam os jogos, entramos na justiça para tentar reverter, mas não tivemos sucesso. Nesses jogos, o Corinthians ganhou 4 pontos e se esses jogos não voltam, o Inter era campeão com dois pontos de diferença. Com essa soma de fatores, mostra que o Corinthians ganhou o campeonato com asterisco. Acho que esse movimento do Inter de tentar reverter esse título é plausível”, declarou o dirigente.

DERROTA PARA O MAZEMBE

No seu último ano como dirigente do Internacional, Fernando Carvalho sofreu uma dolorosa derrota para o Mazembe, no Mundial de 2010. De acordo com o advogado, a responsabilidade dessa queda foi dos diretores na época: “Em 2006 nós fechamos e blindamos o vestiário. Já em 2010, fretamos um voo com 300 colorados e todos exaltando o time, permitindo que fosse criado um ambiente de vitória. Não exigimos privacidade e quando jogamos com o Mazembe achávamos que venceríamos tranquilamente”, finalizou.



Fonte

Conteúdos que podem te interessar...