Flamengo lidera médias de público no Brasil nos últimos 10 anos

Flamengo lidera médias de público no Brasil nos últimos 10 anos

2 minutos 29/08/2025

Rio de Janeiro, RJ, 29 (AFI) – Flamengo segue absoluto quando o assunto é torcida no estádio. Nos últimos 10 anos, o Rubro-Negro levou 11,9 milhões de torcedores aos jogos como mandante, alcançando uma média impressionante de 39,6 mil pagantes por partida desde 2016.

O recorde do período veio em 2023, quando 65.739 torcedores lotaram o Maracanã na vitória sobre o Independiente del Valle por 1 a 0, pela Recopa Sul-Americana. A marca representa o maior público em jogos de clubes no estádio desde a reforma. Apesar do triunfo no tempo normal, o título ficou com os equatorianos nos pênaltis.

FLAMENGO E CORINTHIANS NO TOPO

Na vice-liderança do ranking, o Corinthians contabilizou mais de 10,3 milhões de torcedores em 287 partidas como mandante, média de 36.046 pessoas por jogo. O maior público alvinegro aconteceu na final do Paulistão 2025, diante do Palmeiras. Na ocasião, 48.196 fiéis estiveram na Neo Química Arena para acompanhar o empate em 0 a 0 que valeu o título estadual ao Timão.

Ambos, Flamengo e Corinthians, são os únicos clubes nacionais a ultrapassarem a marca de 10 milhões de ingressos vendidos em uma década.

SÃO PAULO E PALMEIRAS EM DESTAQUE

O São Paulo vem logo atrás com uma média de 33.486 torcedores por partida e total de 9,1 milhões de pagantes em 272 jogos. O Palmeiras, por sua vez, soma 8,7 milhões de torcedores e média de 30.916 por confronto. O Fortaleza completa o top 5, com pouco mais de 25 mil presentes por jogo.

No ranking dos 20 maiores públicos dos últimos 10 anos, todos os 12 gigantes do futebol brasileiro marcam presença, incluindo Grêmio, Internacional, Cruzeiro e outros. O Santos aparece na 20ª posição, com 11,8 mil de média. O Remo chama atenção na lista: único sem participação na Série A por pontos corridos (desde 2003), ficou em 17º lugar, média de 12,3 mil torcedores por partida.

Os dados consideram os borderôs oficiais, contabilizando apenas os ingressos efetivamente utilizados e que geraram renda nas partidas.

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