Flamengo: Rossi inicia processo de cidadania brasileira e reforça tradição de argentinos naturalizados

Flamengo: Rossi inicia processo de cidadania brasileira e reforça tradição de argentinos naturalizados

2 minutos 06/10/2025

Rio de Janeiro, RJ, 6 (AFI) – O goleiro Agustín Rossi, destaque do Flamengo, busca a cidadania brasileira e entra para o seleto grupo de argentinos que decidiram se naturalizar no país da bola. O movimento reforça a já conhecida rivalidade entre Brasil e Argentina, mas mostra que, fora das quatro linhas, a paixão pelo futebol ultrapassa fronteiras.

Rossi, natural de Buenos Aires, atua no Flamengo desde 2023 e rapidamente caiu nas graças da torcida. Com contrato até o fim de 2027, o arqueiro já manifestou à diretoria a vontade de ampliar sua permanência na Gávea, mirando deixar seu nome gravado na história do clube.

ARGENTINOS NATURALIZADOS

O Flamengo já viu outro argentino buscar a nacionalidade brasileira: Narciso Doval, ídolo rubro-negro, se naturalizou há 49 anos. Doval criou tamanha identificação com o Brasil que chegou a ir à Espanha em 1982 para apoiar a Seleção na Copa do Mundo.

Além de Doval e Rossi, o futebol brasileiro já contou com outros nomes vindos da Argentina que se tornaram brasileiros. Entre eles, Adolpho Milman, conhecido como Russo, fez carreira no Fluminense e foi um dos poucos estrangeiros convocados para a seleção principal do Brasil.

D’Alessandro, ídolo do Internacional, concluiu sua cidadania em 2022 após 14 temporadas em Porto Alegre. Já o zagueiro Víctor Cuesta, que passou por Inter, Botafogo e Bahia, também se naturalizou brasileiro em 2022.

KANNEMANN NO MESMO CAMINHO

O movimento de naturalização não para por aí. Kannemann, zagueiro do Grêmio e outro argentino de destaque no futebol nacional, iniciou o processo para obter a cidadania brasileira no ano passado. O defensor atua no Tricolor Gaúcho desde 2016 e já soma importantes conquistas pelo clube.

Mesmo com a rivalidade histórica entre Brasil e Argentina, exemplos como o de Rossi e outros nomes mostram que o futebol é capaz de unir paixões e criar novas histórias, dentro e fora dos gramados.

FILIPE LUÍS VÊ ÁRBITROS MAIS RIGOROSOS COM O FLAMENGO

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...