Flamengo Sub-20: entenda por que Lorran é chamado de ‘Rugal’

Flamengo Sub-20: entenda por que Lorran é chamado de ‘Rugal’

3 minutos 24/08/2025

A partida, disputada em jogo único, coloca frente a frente duas das maiores fábricas de craques do futebol mundial. De um lado, o Flamengo, bicampeão da Libertadores Sub-20 e atual campeão do torneio intercontinental. Do outro, o Barcelona, campeão da Youth League da Uefa e que busca seu primeiro título no torneio que reúne o melhor da base da Europa e da América do Sul.

O gol de Lorran ‘Rugal’ contra o Barcelona

Logo no início da decisão, Lorran mostrou por que é tratado como joia da base rubro-negra. O meia aproveitou uma falha na saída de bola do zagueiro Farré, avançou pelo meio e acionou Matheus Gonçalves, que invadiu a área. No choque com o goleiro espanhol, a bola sobrou limpa para Lorran, que não perdoou. Ele estufou as redes e fez 1 a 0 para o Flamengo.

A comemoração, mais uma vez, chamou atenção. Braço erguido em referência a Rugal Bernstein, vilão da série de jogos The King of Fighters, personagem conhecido por sua força descomunal e fama de “apelão” nos fliperamas dos anos 1990 e 2000.

Por que Lorran é chamado de ‘Rugal’?

O apelido surgiu ainda em 2023, quando Lorran despontava no time sub-20. Companheiros de elenco brincavam dizendo que o jovem era “apelão” dentro de campo, sempre desequilibrando jogos com gols importantes. Foi então que a associação com Rugal Bernstein nasceu.

Na época, após a conquista da Libertadores Sub-20, o próprio jogador explicou a história.

“Esse apelido veio no Brasileiro Sub-20. Os caras ficaram com brincadeira para colocar o Rugal. Eu entrei no jogo, meti o gol e meti a comemoração do Rugal. Ele é muito apelão, igual eu dentro de campo (risos)”, comentou.

Desde então, a marca registrada de Lorran vem sendo reproduzida em gols decisivos, inclusive no time profissional. Contra o Corinthians, em 2024, no Maracanã, o meia já havia celebrado da mesma forma após balançar as redes na vitória por 2 a 0.

De promessa a protagonista

Lorran Lucas Pereira de Sousa nasceu no Rio de Janeiro em 4 de julho de 2006 e é considerado uma das maiores promessas recentes do Flamengo. Canhoto, com 1,80m de altura, o meia-atacante já soma passagens pela categorias de formação da Seleção Brasileira.

No currículo, Lorran acumula títulos importantes mesmo antes de completar 20 anos:

  • Copa do Brasil (profissional)
  • Libertadores Sub-20 (2023 e 2025)
  • Brasileiro Sub-20
  • Sul-Americano Sub-17 com a Seleção

Com multa rescisória estipulada em 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 277 milhões), o jovem é visto como uma joia estratégica para o futuro financeiro e esportivo do clube.

Números na base e no profissional

Lorran estreou no time principal em 2023 e já deixou sua marca logo de cara, balançando as redes contra o Bangu, em Moça Bonita, pelo Campeonato Carioca. No ano seguinte, ganhou mais espaço, participando de 27 partidas com a camisa rubro-negra.

Na atual temporada, divide sua presença entre o profissional e o sub-20. Até aqui, foram cinco jogos pelo elenco principal em 2025, além de 15 aparições pelo time júnior, onde já marcou cinco gols e distribuiu três assistências.

Pela base, seus números impressionam: em 2022, por exemplo, fez 16 gols em 26 jogos no sub-17. Em 2023, foram 12 gols em 19 jogos pelo sub-20. Um histórico que explica o porquê de ser constantemente comparado a jovens revelações como Vinícius Júnior e Reinier.

Flamengo e Barcelona no Intercontinental Sub-20

A final deste sábado marca a quarta edição do torneio organizado pela Conmebol e pela Uefa, que coloca frente a frente os campeões continentais da categoria.

  • 2022: Benfica (Portugal) venceu o Peñarol (Uruguai) em Montevidéu.
  • 2023: Boca Juniors (Argentina) bateu o AZ Alkmaar (Holanda) nos pênaltis, em Buenos Aires.
  • 2024: Flamengo derrotou o Olympiacos (Grécia) no Maracanã.
  • 2025: Flamengo x Barcelona, no Maracanã.

O rubro-negro garantiu vaga ao bater o Palmeiras na decisão da Libertadores Sub-20, nos pênaltis.

Já o Barcelona superou o Trabzonspor, da Turquia, por 4 a 1 na final da Youth League.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...