Flamengo x Cruzeiro: desfalques e prováveis escalações pelo Brasileiro

Flamengo x Cruzeiro: desfalques e prováveis escalações pelo Brasileiro

3 minutos 01/10/2025

Duelo de postulantes ao título. Pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Cruzeiro se enfrentam nesta quinta-feira (2/10), a partir das 20h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O No Ataque informa, a seguir, os desfalques e as prováveis escalações de ambas as equipes.

Líder do Brasileiro, com 54 pontos, o Flamengo chega ao duelo como principal candidato à taça da Série A. Os cálculos são do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo os especialistas, a equipe carioca tem 52,8% de chances de conquistá-la. O número se deve ao aproveitamento do Rubro-Negro, de 75%.

Na vice-liderança, com 50 pontos e aproveitamento de 66%, o Cruzeiro carrega 15,1% de possibilidades de levantar o caneco da Primeira Divisão. Em duelos diretos nesta edição da Série A, a Raposa tem levado a melhor: venceu Palmeiras e Flamengo no primeiro turno, ambos os jogos por 2 a 1.

Novo triunfo diante do Rubro-Negro aproxima o Cruzeiro do topo novamente, embora a equipe carioca ainda tenha uma partida atrasada. Por outro lado, uma derrota no Rio de Janeiro propicia ao Flamengo distância ainda maior do rival – abriria sete pontos da mineira, por exemplo.

Flamengo x Cruzeiro: prováveis escalações

Escalação do Flamengo

Desfalque certo para o técnico Filipe Luís é Erick Pulgar. O volante chileno se recupera de uma fratura no quinto metatarso do pé direito. O atacante Michael sentiu dores no tornozelo esquerdo e é dúvida.

Michael não esteve entre os relacionados para a vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, domingo (28/9), e também não tem presença confirmada diante do Cruzeiro. O atacante, que perdeu espaço nos últimos jogos por opção do treinador, sentiu dores no tornozelo esquerdo.

O zagueiro Léo Pereira foi substituído no intervalo da última partida por causa de dores no pé direito, mas treina normalmente e deve ser titular contra o Cruzeiro. Quem compartilha da situação é Viña. O lateral-esquerdo deixou o gramado da Neo Química Arena, em São Paulo, devido a uma indisposição estomacal, mas não preocupa e deve ocupar espaço no banco de reservas.

Quem volta a ser opção é Ayrton Lucas. O lateral-esquerdo cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo diante do Corinthians. Alex Sandro quem deve atuar como titular na ala esquerda.

Nesse contexto, o Flamengo deve ir a campo com: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Saúl e Arrascaeta; Plata, Lino e Pedro.

Escalação do Cruzeiro

Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim tem apenas dois desfalques: o zagueiro Janderson, em tratamento de lesão ligamentar no joelho direito, e o lateral-direito Fagner, que vive etapa de transição física em recuperação de fratura na fíbula da perna direita.

O zagueiro Lucas Villalba cumpriu suspensão automática na derrota por 2 a 0 para o Vasco, no último sábado (27/9), pela 25ª rodada. Agora apto a atuar, pede licença a Jonathan Jesus e volta a ocupar espaço na zaga, ao lado de Fabrício Bruno.

Pelo mesmo motivo, Gabigol também não viajou com a delegação celeste a São Januário. Zerado no quesito cartão, o atacante treina normalmente para reencontrar o Flamengo no Maracanã pela primeira vez desde a saída conturbada. No duelo entre as equipes pelo primeiro turno da Série A, o camisa 9 entrou em campo no fim do segundo tempo e, nos acréscimos, marcou o tento que deu à Raposa vitória por 2 a 1.

Outra boa notícia para Leonardo Jardim é o retorno de Luis Sinisterra aos treinos de forma integral. O atacante não cumpriu a mesma rotina de atividades dos demais companheiros por cerca de uma semana. Enquanto se recuperava de estiramento na coxa direita, desfalcou o Cruzeiro na vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, pela 24ª rodada, e no tropeço com o Vasco. Ele também é opção no banco.

Com todos os jogadores considerados titulares à disposição, Leonardo Jardim deve mandar a campo o time ‘base’, formado por: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...