Início » Flamengo x Palmeiras: vitória rubro-negra esquenta briga pelo título da Série A

Flamengo e Palmeiras fizeram neste domingo (19/10) o chamado “jogo de seis pontos” no Campeonato Brasileiro. Se o Verdão ganhasse, abriria seis sobre o rival e aumentaria de maneira significativa as chances de título. Em caso de triunfo rubro-negro, as duas equipes ficariam empatadas em número de pontos. O desfecho desse capítulo? Tem briga acirrada na Série A!
O Maracanã recebeu mais de 70 mil torcedores nesta tarde. A maioria flamenguista festejou a vitória contundente por 3 a 2, gols de Arrascaeta, Jorginho e Pedro, todos no primeiro tempo. Vitor Roque, na etapa inicial, e Gustavo Gómez, nos acréscimos do segundo tempo, balançaram a rede para o Verdão. O duelo de hoje foi pela 29ª rodada do Brasileirão.
Palmeiras e Flamengo agora somam 61 pontos no Campeonato Brasileiro. O time paulista continua em primeiro porque tem uma vitória a mais (19 a 18) que os cariocas. O Cruzeiro aparece em terceiro, com 56 pontos.
Uma detalhe importante: Flamengo e Palmeiras têm uma partida a menos que o Cruzeiro, pois tiveram compromissos adiados em razão da participação da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
O duelo pendente do Verdão é com o Santos (13ª rodada), enquanto o Fla encara o Sport (12ª rodada).
Os primeiros minutos foram de domínio do Palmeiras. Logo aos 2 minutos, Gustavo Gómez caiu na grande área ao cabecear a bola levantada por Andreas Pereira. Ele pediu pênalti, mas tanto o árbitro de campo quanto o VAR não viram nenhuma irregularidade. Segundo Paulo César de Oliveira, comentarista da Globo, houve falta no lance.
Depois de suportar momentos de pressão, o Flamengo abriu o placar em seu primeiro ataque. Tudo começou com um tiro livre na defesa cobrado pelo goleiro Rossi. A bola “rasante” teve o centroavante Pedro como destino. O camisa 9 girou em cima de Bruno Fuchs e serviu a Arrascaeta. O uruguaio levou a redonda até a entrada da área e bateu rasteiro na saída de Marcelo Lomba.

Arrascaeta chegou a 15 gols no Campeonato Brasileiro, igualando-se a Kaio Jorge, centroavante do Cruzeiro, na artilharia da competição. Na temporada, são 20 gols do camisa 10. Desde que chegou ao Flamengo, em 2019, o craque soma 93 gols. Está a um de se igualar ao argentino Narciso Doval (1944-1991), maior goleador estrangeiro rubro-negro, com 94 tentos.
O relógio mostrava 24 minutos do primeiro tempo, quando Khellven, recém-recuperado de lesão, cruzou com efeito na segunda trave. Lá estava Vitor Roque, com sua estatura mediana de 1,74m, mas preciso na impulsão, para testar no canto esquerdo superior de Rossi. Também de olho na artilharia da Série A, o Tigrinho chegou a 13 gols em 26 apresentações.
Aos 37 minutos, Wilton Pereira Sampaio deu pênalti de Bruno Fuchs em Pedro. Houve reclamação por parte dos palmeirenses, que queriam uma falta anterior em cima do zagueiro. No entanto, o VAR não identificou nenhuma ilegalidade. Especialista em tiros penais, Jorginho correu com estilo para a bola, deu um salto antes da finalização e deslocou o goleiro Carlos Miguel: 2 a 1.

Após servir a Arrascaeta e sofrer o pênalti convertido por Jorginho, Pedro merecia o dele. Foi o próprio camisa 9 quem tomou a bola de Aníbal Moreno, para, na sequência, receber o toque de Arrascaeta, conduzir a redonda até a grande área e chutar no canto esquerdo diante de Marcelo Lomba praticamente sem reação: 3 a 1.
O placar de 3 a 1 permitiu ao Flamengo controlar as ações e poupar esforços no segundo tempo. Já o Palmeiras, que precisava correr atrás do resultado, intensificou a superioridade na posse de bola – 61% na etapa final, de acordo com o SofaScore.
Em meio às dificuldades de ingressar na área rubro-negra, os atletas do Verdão arriscaram chutes de média distância. Na melhor finalização, de Vitor Roque, a bola explodiu no travessão. Rossi ainda trabalhou bem em arremate de Raphael Veiga.
Nos acréscimos do segundo tempo, o Palmeiras diminuiu com Gustavo Gómez.
Flamengo e Palmeiras entrarão em campo no meio da semana pelas semifinais da Copa Libertadores. O Rubro-Negro receberá o Racing, ao passo que o Alviverde Paulista visitará a LDU.
No Campeonato Brasileiro, as equipes encaram Fortaleza e Cruzeiro, respectivamente.
Flamengo: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz (Danilo, aos 25 do 1T), Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar (Saúl, aos 14 do 2T), Jorginho e Arrascaeta (Plata, aos 14 do 2T); Samuel Lino (Carrascal, no intervalo), Luiz Araújo e Pedro. Técnico: Filipe Luís
Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven (Facundo Torres, aos 31 do 2T), Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Aníbal Moreno (Emiliano Martínez, aos 21 do 2T), Andreas Pereira (Raphael Veiga, aos 31 do 2T), Felipe Anderson (Ramón Sosa, aos 26 do 2T) e Maurício (Allan, aos 20 do 2T); Vitor Roque e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Gols: Arrascaeta, aos 9, Jorginho, aos 41, e Pedro, aos 44 do 1T (Flamengo); Vitor Roque, aos 24 do 1T; Gustavo Gómez, aos 48 do 2T (Palmeiras)
Cartões amarelos: Alex Sandro, Erick Pulgar (Flamengo); Maurício, Gustavo Gómez (Palmeiras)
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: domingo, 19 de outubro de 2025
Horário: 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Público: 71.651

Mauro Cezar Pereira, jornalista e torcedor do Flamengo (foto: Reprodução) O jornalista Mauro Cezar Pereira abriu o coração em relação à torcida pelo Flamengo em texto publicado nas redes sociais ...

Rio de Janeiro, RJ, 23 (AFI) – O zagueiro Cleiton está de malas prontas para o futebol europeu. O defensor assinou um pré-contrato com o Wolfsburg, da Alemanha, e deixa o Flamengo ao fim do ...

Rio de Janeiro, RJ, 30 (AFI) – Destaque na vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Corinthians pelo Brasileirão, Carrascal concedeu coletiva no Ninho do Urubu e rasgou elogios ao parceiro de ...
