Fluminense busca vaga na Libertadores: confira cenário pelo Brasileirão

Fluminense busca vaga na Libertadores: confira cenário pelo Brasileirão

2 minutos 24/10/2025

Rio de Janeiro, RJ, 24 (AFI) – Faltando dez rodadas para o fim do Brasileirão, o Fluminense segue vivo na luta por uma vaga na próxima Libertadores. Com o ânimo da torcida, o Tricolor das Laranjeiras faz contas para garantir o passaporte internacional, seja via G-4, G-6 ou até um possível G-9 no campeonato.

Apesar de existir a chance de classificação direta caso o Fluminense conquiste a Copa do Brasil, os cálculos levam em conta a tabela do Brasileirão, já que as fases decisivas da Copa acontecem após a última rodada do nacional.

META DO FLUMINENSE

O cenário ideal para o Tricolor é o G-4, que garante acesso automático à fase de grupos da Libertadores. No entanto, a disputa está embolada.

O Mirassol, atual quarto colocado, soma 52 pontos, enquanto o Fluminense aparece em sétimo, com 41. Para alcançar o G-4, a meta é chegar aos 65 pontos, baseado na média dos últimos anos.

Entre 2016 e 2024, a pontuação necessária para o quarto lugar variou de 58 a 68 pontos, com uma média de 64,2. Ou seja, o Tricolor precisa de uma arrancada de respeito nesta reta final.

qHEJ3aBO Fluminense 2025
Fluminense mira vaga na Libertadores 2026. (Foto: Divulgação/Fluminense)

G-6, G-7 E ATÉ G-9

Se a vaga direta não vier, o Fluminense pode mirar a classificação pelo G-6, o que já renderia um lugar na pré-Libertadores.

Neste momento, o Botafogo é o sexto, com 46 pontos, enquanto o Tricolor soma 41. A pontuação mínima histórica para o G-6 é de 59 pontos, mas desde 2016 nunca apenas seis times brasileiros avançaram – o que abre a possibilidade de o G-6 virar G-7 ou G-8, conforme resultados de copas paralelas.

Existe ainda a chance remota de o Brasileirão virar G-9, dependendo de uma combinação de campeões nacionais e continentais.

Para isso, Flamengo ou Palmeiras precisariam faturar a Libertadores, Cruzeiro levar a Copa do Brasil e Atlético-MG conquistar a Sul-Americana, além de ultrapassar o Fluminense na tabela.

Desde 2016, o Brasil só teve nove classificados em 2022, quando times do país venceram as duas principais competições sul-americanas. Para terminar em nono e ainda assim se classificar, a média histórica é de cerca de 54 pontos.

CAPITÃES PROJETAM SEMIFINAIS DA COPA DO BRASIL 2025

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...