Fortaleza anuncia a saída de Vojvoda: ‘Seu legado é eterno’

Fortaleza anuncia a saída de Vojvoda: ‘Seu legado é eterno’

3 minutos 14/07/2025

O Fortaleza anunciou nesta segunda-feira (14/7) a saída do técnico Juan Pablo Vojvoda. Ele não resistiu à má campanha da equipe no Campeonato Brasileiro: 18º lugar, com 10 pontos em 13 rodadas.

Na partida mais recente, nesse domingo (13/7), o Leão do Pici perdeu o clássico para o Ceará, por 1 a 0, no Castelão.

“Decidimos que é hora de encerrar esse ciclo. Um ciclo extremamente vitoroso. Vojvoda ajudou a transformar o Fortaleza e o futebol cearense. Conquistou títulos e nos levou a competições internacionais. Conquistou, também, o carinho do torcedor, com seriedade, ética e trabalho”, justificou o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz.

“Tudo tem hora de começar e encerrar. A partir de agora, vamos buscar um novo treinador, com um perfil vencedor, que comece um ciclo vitorioso no clube também”, completou o diretor de futebol Sérgio Papellin.

Também deixam a equipe os integrantes da comissão técnica do argentino: os auxiliares Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini.

Vojvoda, de 50 anos, era o segundo treinador mais longevo da Série A do Campeonato Brasileiro (abaixo apenas de Abel Ferreira, do Palmeiras). Ele estava no Fortaleza desde maio de 2021. Foram 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas em 310 jogos oficiais.

À frente do Leão, Juan Pablo foi tricampeão cearense (2021, 2022 e 2023), bicampeão da Copa do Nordeste (2022 e 2024), chegou duas vezes às oitavas de final da Copa Libertadores e alcançou a decisão da Copa Sul-Americana em 2023.

“O Tricolor de Aço agradece profundamente todo legado, amor, respeito e lealdade de Juan Pablo Vojvoda a Instituição e a Nação Tricolor. O seu legado é eterno e o Leão do Pici sempre torcerá pelo seu sucesso, desejando êxito nos seus próximos desafios”, diz trecho do comunicado do time cearense.

Leia a nota do Fortaleza sobre a saída de Vojvoda

Comunicamos a saída de Juan Pablo Vojvoda do comando técnico da equipe.

Os auxiliares Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini também deixam o clube.

Foram 310 jogos oficiais, cinco títulos conquistados e campanhas históricas em competições nacionais e internacionais, deixando seu legado como o maior técnico da história do Fortaleza.

Vojvoda deixa o Leão do Pici na sua quinta temporada com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. Foi Tricampeão Cearense de 2021, 2022 e 2023, conquistando o inédito Pentacampeonato, além de ter sido Bicampeão da Copa do Nordeste 2022 e 2024.

Além dos títulos, o Vojvoda levou o Laion ao terceiro lugar da Copa do Brasil, a dois G4 do Campeonato Brasileiro, três disputas da CONMEBOL Libertadores, chegando duas vezes nas oitavas de final, e foi Vice-Campeão da CONMEBOL Sudamericana de 2023.

Muito mais que títulos e campanhas, o Pici viu um profissional humano, respeitoso e leal à instituição Fortaleza Esporte Clube.

O Tricolor de Aço agradece profundamente todo legado, amor, respeito e lealdade de Juan Pablo Vojvoda a Instituição e a Nação Tricolor. O seu legado é eterno e o Leão do Pici sempre torcerá pelo seu sucesso, desejando êxito nos seus próximos desafios.

Próximo jogo do Fortaleza

O Fortaleza volta a campo no próximo sábado (19), às 16h, contra o Bahia, na Arena Castelão. O Tricolor de Aço será páreo duro, já que ocupa a quarta posição, com 24 pontos, três a menos que o líder Flamengo e o segundo colocado Cruzeiro.

Na Copa Libertadores, o Laion está nas oitavas de final e terá como adversário o Vélez Sarsfield, na Argentina. Os duelos ocorrerão em agosto. Já na Copa do Brasil, o time cearense caiu na terceira fase ao perder nos pênaltis para o Retrô (PE).



Fonte

Conteúdos que podem te interessar...