Início » Fortaleza x Atlético: onde assistir ao vivo e escalações pelo Brasileiro


A reta final da temporada do Atlético conta com um confronto crucial para a sobrevivência do Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (30/11), às 18h30, o Leão do Pici receberá o Galo no Castelão, na capital cearense. Veja abaixo onde assistir ao confronto e mais detalhes dos clubes no Brasileirão.
Esse duelo concluirá a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro em meio ao fim da 36ª. Devido aos compromissos do Atlético na final da Copa Sul-Americana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) inverteu as partidas de Galo e Fortaleza. Na 36ª rodada, que já foi disputada pelos clubes, a equipe mineira empatou com o Flamengo por 1 a 1, na Arena MRV, na terça-feira (25/11). No dia seguinte, o Leão do Pici bateu o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, por 1 a 0.
E esses placares evidenciam a disparidade entre os momentos dos times envolvidos no duelo no Castelão. O Atlético se frustrou há uma semana com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, diante do Lanús, e não vence uma partida desde 8 de novembro, ou seja, são quatro partidas sem triunfar. Já o Fortaleza chega ao duelo com duas vitórias seguidas, uma série de sete jogos sem perder e muita moral para tentar a permanência na Série A.
O Atlético está na 13ª posição, com 45 pontos. Com o empate diante do Flamengo, o alvinegro viu a possibilidade de se classificar à Copa Libertadores zerar. Isto porque, neste momento, os sete primeiros times da Série A terão vaga na Libertadores, já que o campeão da atual temporada é brasileiro e, consequentemente, a sétima vaga foi aberta.
Esse lugar atualmente é do Bahia, com 57 pontos. A três rodadas do fim da competição, Galo só poderia chegar a 54. Por isso, não alcançará o G7. No entanto, resta uma última chance. A única maneira de o Atlético ir à Libertadores é se Cruzeiro (3º) ou Fluminense (5º) conquistar a Copa do Brasil. Nessa hipótese, o alvinegro teria que finalizar a Série A em oitavo.
Além do olho na Libertadores, o time de Jorge Sampaoli ainda tem chances mínimas de queda à Série B. Segundo o site Probabilidades do Futebol, do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem menos de 0,1% de chances de cair à Segunda Divisão.
Mesmo assim, com o triunfo do Vitória neste sábado (29/11), o primeiro time dentro da zona de rebaixamento é o Internacional, com 41 pontos. Como o Colorado ainda jogará duas partidas, o Galo precisa vencer para afastar esse risco.
E é justamente nessa luta contra o rebaixamento que o Fortaleza está inserido. O time cearense tem 37 pontos e precisa triunfar para colar no Santos, 16º colocado do Campeonato Brasileiro. Assim como o Colorado, que abre o Z4, o Peixe tem 41 pontos, mas está à frente pelo saldo de gols: – 11 contra -12.
O jogo entre Fortaleza e Atlético, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá transmissão exclusiva do Premiere, serviço de pay-per-view do Grupo Globo.
O técnico Martín Palermo não terá novos desfalques para a partida diante do Atlético. O Fortaleza contou com cinco ausências nas últimas partidas, e o número foi mantido, até porque o goleiro João Ricardo, o lateral Bruno Pacheco, os meias Rodrigo e Lucca Prior e o atacante Marinho seguem entregues ao departamento médico.
Desta forma, o treinador argentino poderá manter a escalação da vitória sobre o Red Bull Bragantino, na quarta-feira (26/11), em Bragança Paulista.
Uma alternativa no banco será um velho conhecido da torcida alvinegra. Mesmo com quatro gols nos últimos três jogos – marcou um hat-trick diante do Atlético, no duelo atrasado do primeiro turno, em 12 de novembro, na Arena MRV -, Deyverson foi reserva de Bareiro nas últimas duas partidas e deve ser uma opção para o segundo tempo.
O técnico Jorge Sampaoli levou força máxima para Fortaleza. As ausências na lista de relacionados, fora os cinco desfalques, passam por atletas que não não se firmaram ainda, como o atacante João Marcelo, que atuou recentemente pelo time sub-20, e o volante Patrick Silva, que até ficou no banco em cinco partidas recentes, mas não joga desde junho.
Os desfalques do Atlético são quatro atletas entregues ao departamento médico e um possível titular que está suspenso. O zagueiro Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles esquerdo) e os atacantes Tomás Cuello (cirurgia no tornozelo esquerdo), Júnior Santos (ruptura do tendão do adutor esquerdo) e Caio Maia (cirurgia no joelho direito) só voltarão em 2026.
A novidade na lista de ausências é Rony. O atacante saiu do banco e foi expulso no empate com o Flamengo. Até por isso, ficou em Belo Horizonte e cumprirá suspensão. Sem o camisa 33, Sampaoli deve optar por Gustavo Scarpa na escalação inicial. Na última partida, Natanael foi titular na ala, mas o camisa 10 pode voltar a ganhar espaço, pensando em uma proposta mais ofensiva.
Já na dupla de volantes, o Galo volta a ter Igor Gomes, que cumpriu suspensão na rodada anterior, à disposição, mas a dúvida é se o meio-campo seguirá com Alexsander. O camisa 5 alvinegro fez boa partida diante do Flamengo e pode ter sequência. Por fim, a zaga ainda poderá contar com Ruan Tressoldi, mas a tendência é que Saravia se mantenha na trinca com Alonso e Vitor Hugo.

Bernard, meia-atacante do Atlético, em ação na Arena MRV (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press) O meia-atacante Bernard desabafou após a derrota do Atlético para o Palmeiras por 3 a 0, nessa ...

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético (foto: Pedro Souza /Atlético) O técnico Jorge Sampaoli demonstrou preocupação com a atuação do Atlético neste sábado (4/10). O time mineiro foi goleado por 3 a ...

Jogadores do Atlético antes de partida pelo Brasileiro (foto: Pedro Souza/Atlético) O Atlético vive um momento de alerta na defesa antes da final da Copa Sul-Americana. Com a derrota por 2 a 0 ...
