Gabigol, atacante do Cruzeiro, ensina influenciador a bater pênalti e é guia na Toca

Gabigol, atacante do Cruzeiro, ensina influenciador a bater pênalti e é guia na Toca

4 minutos 02/11/2025

O Cruzeiro abriu as portas da Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, neste domingo (2/11), para Jon Vlogs. O influenciador, que soma 10,7 milhões de seguidores no Instagram, conheceu o centro de treinamento do clube estrelado, dinâmicas dos jogadores e ganhou uma aula particular de Gabigol sobre pênaltis. João Pedro, filho mais novo de Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) da Raposa, também guiou a visita.

No principal campo da Toca da Raposa 2, Gabigol detalhou como prefere bater pênaltis e deu dicas a Jon Vlogs. O influenciador é presidente do Capim FC, equipe da Kings League, mas não atua.

Gabigol ensina Jon Vlogs a bater pênalti

Durante a ‘aula’, Gabigol explicou que a estratégia utilizada é baseada no comportamento do adversário. Se o goleiro se movimenta antes da batida, o atacante busca o lado oposto e não abusa da força. Caso o arqueiro espere, a tática é escolher um canto e bater com potência.

  • Gabi: “Como você quer bater? Como o Neymar, eu, que olhamos pro goleiro? Ou quer uma batida mais fácil?”
  • Jon Vlogs: “Mais fácil, eu sou ruim de bola”
  • Gabi: “Então tem que escolher um canto, o que você bate melhor, e colocar força. Mas o jeito que eu bato, acho mais fácil. Eu pego distância e vou para perto da bola. Na última passada, vejo para onde o goleiro mexe. Se ele ficar parado no meio do gol, eu bato forte em algum canto, o que você achar melhor na hora. Se o goleiro mexer, é a hora de você bater do outro lado. Tecnicamente, é mais difícil, tem que treinar para caral**. Se você achar melhor escolher um canto, você vai e bate. Eu prefiro olhar para o goleiro”
  • Jon Vlogs: “Eu não consigo olhar para você e acertar a bola. Eu era nerd de computador”
  • Gabi: “É treino. Vamos supor que eu sou o goleiro. Você vai escolher o canto e bater no chão, forte… Quando ele vê que você está olhando, ele também não vai sair tão antes. Se ele sair antes, você só vai bater do outro lado. Se você olhar para o goleiro, tem a ver também com brincar com ele: ‘ó, se tu pular, eu vou chutar, se tu ficar parado, eu vou bater forte’. É um jogo também mental, por isso tem que concentrar na hora de bater”

Pênalti presidente na Kings League

Na Kings League, as equipes têm direito de acionar a carta ‘pênalti presidente’. Pelas orientações que recebeu, Jon Vlogs disse ser obrigado a converter a próxima oportunidade: “Depois dessa aula vou ter que fazer o pênalti. Não é possível”.

Gabi voltou a falar de estilo individual: “Eu fui treinando e vendo. Antes eu batia assim (partindo da diagonal), porque achava que conseguiria bater chapando (no canto aberto) e para cá (no canto oposto). Mas, depois, fui vendo que, como queria olhar o goleiro, era melhor ir um pouco reto. Você tem que focar na última passada… Tem que achar a forma que você se sente melhor”

O camisa 9 utilizou como exemplo a preferência de Kaio Jorge, autor de dois gols do Cruzeiro no triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, nesse sábado (1º/11), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“É focar no pé e achar o jeito de bater. O Kaio ontem, por exemplo, chutou forte de um lado. Ele fica mais aberto. Cada jogador bate de um jeito. Eu prefiro assim (reto)… Quem escolhe onde eu vou bater é o goleiro… Porradão você perde um pouco da precisão. Quanto mais fraco, mais colocado. Quanto mais forte, menos precisão”, completou.

Por pouco mais de 20 minutos, Gabi, Jon Vlogs e João Pedro brincaram na marca da cal. Em uma das batidas, o filho de Pedro Lourenço brincou, referindo-se ao camisa 9 do Cruzeiro: “Vai lesionar meu jogador, pô”.

Passeio pela Toca da Raposa 2

Depois, Gabi e João Pedro apresentaram a Jon Vlogs as estruturas do departamento de saúde e performance, inauguradas em junho deste ano, a sala de imprensa, o setor de comunicação, o hotel, o refeitório e outros locais. Integrantes da comissão técnica ainda explicaram como funciona o trabalho de analisar o adversário – utilizando o Vitória como exemplo.

“A gente sabia que o zagueiro toca a bola e explora as costas do atacante… O Kaio sabia, eu sabia que eles jogavam com a linha muito alta, e o jogador (da frente) tinha que fazer algum movimento para sair no gol. O gol foi o Kaio quem fez, mas eles (do departamento de análise) que falaram para a gente”, disse Gabi.

Jon Vlogs almoçou no refeitório da Toca da Raposa 2, onde encontrou Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, e depois deixou o clube com João Pedro para conhecer parte de Belo Horizonte.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...