Gabigol titular? Astro do Cruzeiro de sobreaviso para jogo decisivo contra o Atlético

Gabigol titular? Astro do Cruzeiro de sobreaviso para jogo decisivo contra o Atlético

5 minutos 06/09/2025

Cerca de uma semana antes do clássico com o Atlético, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro lida com algumas incertezas. Titulares no esquema do técnico Leonardo Jardim, o meio-campista Matheus Pereira e os atacantes Wanderson e Kaio Jorge se tornaram dúvidas por questões físicas. Para voltar aos holofotes, Gabi aparece de sobreaviso e pode ganhar oportunidade no confronto decisivo, marcado para as 19h30 da próxima quinta-feira (11/9), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Badalado, Gabi chegou ao Cruzeiro com grandes expectativas. Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube, chegou a dizer que o atacante havia prometido fazer 20 gols no Campeonato Brasileiro. Posteriormente, o atleta negou e garantiu “dedicação e esforço ao máximo”.

Gabi até iniciou a temporada como titular, mas perdeu espaço no time do comandante português. Com o passar dos dias, ele se tornou uma espécie de 12º jogador. Frequentemente acionado, atuou em 33 das 43 partidas da equipe na temporada e balançou as redes em 11 oportunidades – segue no imaginário da torcida o tento marcado diante do Flamengo, nos acréscimos do segundo tempo, que resultou em vitória celeste por 2 a 1.

Em diversas ocasiões, o camisa 9 negou incômodo por não ser primeira opção. “O Cruzeiro tem tomado o meu coração. Meu coração está azul. Tenho recebido muito carinho nas ruas e dentro do clube” e “O que me importa é o que eu vivo no clube. Tenho tido números muito bons, nosso time vem crescendo. Eu vim para um projeto de quatro anos” são declarações que corroboram.

Pedro Junio, vice-presidente do Cruzeiro, fez um balanço positivo acerca da contratação do astro: “Ele nos entrega tudo que foi contratado. Tanto na parte desportiva, quanto na parte comercial e de marketing. O Gabriel foi um pacote que a gente contratou e que entrega o retorno. Hoje, não é o titular absoluto por opção do treinador, mas faz parte de um contexto, de um grupo que tem como foco o Cruzeiro. O objetivo maior são as vitórias. É um cara espetacular no dia a dia, trabalha todos os dias incansavelmente buscando espaço”.

Por que Gabi não é titular do Cruzeiro?

Leonardo Jardim é quem sabe responder por que Gabi não é titular no Cruzeiro. Recentemente, o treinador disse ser ‘incompetente’ por não conseguir encaixar o atacante no esquema de jogo. Uma queixa do comandante diz respeito à baixa intensidade na marcação quando o adversário tem a bola.

“O Gabriel é um excelente jogador, é um profissional para louvar, e ele, nesta estrutura que eu jogo, dentro daquilo que são as minhas limitações, eu não consigo encaixá-lo com os outros jogadores ao mesmo tempo. E os dois da frente (Kaio Jorge e Matheus Pereira), como vocês próprios disseram, estão fazendo uma temporada extraordinária. E eu sei que às vezes os adeptos falam: ‘É só arranjar um sistema’. Mas eu sou só o Leonardo Jardim, não sou um homem que consigo fazer magias”, disse.

As fases que vivem os outros jogadores do sistema ofensivo não contribuem para que Gabi atue como titular. Mencionado pelo comandante, Kaio Jorge é o artilheiro do Cruzeiro na temporada: 18 gols e cinco assistências em 31 jogos. Dono de 15 tentos no Campeonato Brasileiro, o centroavante da Raposa é o artilheiro da competição.

Matheus Pereira, por sua vez, é o maestro celeste. Criativo, o meio-campista rege o sistema ofensivo e acumula participações em gols. São cinco tentos e oito assistências em 34 partidas.

As pontas do ataque cruzeirense são ocupadas por Wanderson e Christian. O primeiro, apesar de não se destacar nos números (apenas três passes para gols em 29 jogos), tem a confiança de Leonardo Jardim por ser um “jogador de arraste” – nas palavras do próprio comandante, que adjetivou o atacante como ‘patinho feio‘. O segundo, volante, descobriu-se na ala direita, soma três tentos, três assistências e colabora com a marcação.

Por que Gabi pode jogar de titular?

Diante do Atlético, Gabi pode atuar como titular e mostrar o faro de artilheiro se as peças consideradas titulares não estiverem à disposição da comissão técnica.

Wanderson não vai a campo desde a reapresentação da equipe, nessa quarta-feira (3/9). Dores no joelho direito têm impedido que o atacante participe dos cronogramas propostos. Ele chegou a realizar exames, que descartaram algo mais sério. Enquanto isso, o camisa 94 realiza atividades internas.

Matheus Pereira indicou incômodo muscular na panturrilha esquerda durante os treinamentos dessa sexta-feira (5/9). Conforme detalhado pelo clube, o camisa 10 seria submetido a exames posteriormente.

Kaio Jorge atuou por 23 minutos na vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre o Chile, nessa quinta-feira (4/9), pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Na manhã de sexta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou lesão muscular no atacante, que foi cortado da equipe nacional. Nem a entidade nem o Cruzeiro deram detalhes sobre a contusão.

Quem Gabi pode substituir?

Nesta temporada, Gabi já substituiu Matheus Pereira em algumas ocasiões. Leonardo Jardim vê potencial no camisa 9 como um meia-atacante, fora da grande área, buscando as jogadas. Outros atletas que também podem entrar na vaga do maestro celeste são os meias Japa, Matheus Henrique e Eduardo. Cria da Toca da Raposa, Cauan Baptistella, de 17 anos, tem treinado com os profissionais e corre por fora.

Ainda em abril, o técnico do Cruzeiro argumentou: “Eu sou um grande fã do Gabriel. Ele é um finalizador nato, um jogador que eu gosto e que eu já gostava principalmente quando ele estava no Flamengo. Mas em essas características podem não ajudar muito ele. É um jogo de mais transição, de atacar mais a primeira bola”, começou por afirmar. Ele fica mais à vontade em outro modelo, com dois atacantes. Ele é um segundo atacante de grande qualidade”.

Caso Kaio Jorge não tenha condições de atuar, Gabi é o reserva imediato – é centroavante de origem, apesar da declaração de Leonardo Jardim. Bolasie também pode figurar na grande área. Outra opção do treinador é mudar o esquema para acionar outros pontas, como Sinisterra, Marquinhos e Kaique Kenji.

Gabigol x Atlético

Gabigol tem boa e recente lembrança diante do Atlético. Com a camisa do Flamengo, o atacante decidiu a final da Copa do Brasil de 2024 ao marcar dois gols na vitória rubro-negra por 3 a 1 sobre o Galo, no primeiro jogo, disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro. Na volta, na Arena MRV, Gonzalo Plata marcou o único tento do confronto.

Cruzeiro x Atlético

Cruzeiro e Atlético se enfrentam pela volta das quartas de final da Copa do Brasil em 11 de setembro, às 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. Na ida, na Arena MRV, a Raposa venceu por 2 a 0. Portanto, pode perder por até um gol de diferença que ainda avança sem a necessidade de pênaltis.

Todos os ingressos para o clássico mineiro foram comercializados nove dias antes da partida. Dessa vez, apenas torcedores celestes ocuparão espaço nas arquibancadas do Mineirão.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...