Gestor do Atlético aponta principal desafio do trabalho e prega ‘paciência’ com a base

Gestor do Atlético aponta principal desafio do trabalho e prega ‘paciência’ com a base

3 minutos 07/02/2026

Gestor da SAF (Sociedade Anônima de Futebol) do Atlético, o empresário Rafael Menin foi um dos dirigentes do clube a inaugurar a “pedra fundamental” das obras de modernização das estruturas para as categorias de base na manhã deste sábado (7/2). Ao fim do evento, em entrevista, o dirigente apontou o principal desafio do trabalho à frente do Galo e pregou “paciência” com o projeto que envolve as divisões inferiores alvinegras.

Neste sábado, o Atlético deu o pontapé inicial nas obras para a construção do novo prédio que receberá os trabalhos das categorias de base do clube. O Galo vai investir cerca de R$ 10 milhões na estrutura que contará com academia, núcleo de trabalho administrativo, centros médicos e de fisioterapia para os jovens.

Na avaliação de Rafael Menin, o grande desafio de qualquer clube é equilibrar o trabalho em curto, médio e longo prazo. O executivo disse enxergar as categorias de base como pilar do projeto do Atlético para os próximos anos.

“A preocupação sempre tem que ser com o jogo do profissional durante a semana, no fim de semana. Então, o futebol sempre traz uma pressão de curto prazo muito grande. Isso perpassa por todos os departamentos: pela comunicação, como é que a gente faz o investimento… Então, assim, essa dificuldade de equilibrar curto, médio e longo prazo é o grande desafio que qualquer clube tem”, iniciou.

“O que a gente tem tentado fazer é ter um olhar, sem descuidar do curto prazo, mas um olhar para o Galo daqui a cinco, daqui a 10 anos. A gente tem a convicção que ter uma base de primeira categoria é fundamental para que a gente tenha um clube cada vez mais competitivo, cada vez mais com resultados esportivos e também organizado, com uma boa gestão financeira. A base é um pilar fundamental para a gente conseguir”, prosseguiu.

Em seguida, o empresário reforçou a importância da cautela com o processo de evolução das categorias de base. O Galo quer ter cada vez mais jogadores formados “em casa” representando o time profissional, mas, para isso, entende que precisa de mais investimentos – e mais tempo.

“Mas é lento. Quando você contrata um jogador para o futebol profissional, o resultado é rápido. O investimento na base demora dois, três, quatro, cinco, dez anos. Ter uma metodologia, ter um alinhamento entre base, clube, profissional e gestão administrativa é fundamental. A gente tem que ter paciência, ter crença e continuar investindo sabendo que lá na frente a gente vai colher cada vez mais os benefícios desse investimento que a gente vem ampliando ano após ano”, encerrou.

Rafael Menin no Atlético

Desde o fim de 2019, Rafael Menin é um dos integrantes do grupo de empresários de grandes fortunas que gerem o Atlético. Em novembro de 2023, ao lado do pai Rubens, o executivo da MRV Engenharia se tornou um dos principais acionistas da SAF do clube mineiro.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...