Gol mais rápido do Brasileiro: Correa, do Botafogo, ou Alan Franco, do Atlético?

Gol mais rápido do Brasileiro: Correa, do Botafogo, ou Alan Franco, do Atlético?

2 minutos 26/10/2025

O debate do futebol brasileiro está aquecido com uma situação inusitada. Dois gols feitos no fim de semana, pela 30ª rodada, disputam o posto de bola na rede mais rápida do Campeonato Brasileiro de 2025. Milésimos de segundos separam os tentos de Joaquin Correa, atacante argentino do Botafogo, no empate por 2 a 2 com o Santos neste domingo (26/10); e do volante equatoriano Alan Franco, do Atlético, na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará nesse sábado (25/10).

Durante a partida na Arena MRV, a arbitragem da partida do Galo informou extraoficialmente que o gol de Franco foi aos 23 segundos. Na súmula do jogo, no entanto, o árbitro registrou como tempo oficial 1min de partida. Assim, na súmula da partida de Botafogo x Santos (ainda não divulgada) deve constar a mesma informação, arrendondando para 1 minuto de bola rolando.

Mas, afinal, qual gol foi realmente o mais rápido? Para tentar chegar a essa resposta, o No Ataque fez três contagens da jogada do gol de cada time por meio de cronômetro, usando duas métricas diferentes – primeiramente, o cronômetro foi acionado no momento do pontapé inicial; depois, a reportagem contou a partir do primeiro apito do árbitro na partida.

O tempo mais curto em cada uma dessas abordagens mostra que, em todos os comparativos, um dos gols foi mais rápido.

Correa ou Alan Franco: qual gol foi mais rápido?

Marcações contando a partir do pontapé inicial

Correa

Alan Franco

Marcações contando a partir do primeiro apito do árbitro

Correa

Alan Franco

É importante ressaltar que é difícil alcançar com exatidão o tempo exato de cada um dos gols e que, nesse caso, décimos de segundo fazem a diferença. Mas, em todas as contagens feitas, a diferença favorece Alan Franco – o gol do equatoriano foi 0,44 segundos mais rápido no menor tempo de ambos registrado a partir do pontapé inicial; enquanto contando a partir do primeiro apito do árbitro, o gol do volante do Atlético foi 1,06 segundos mais rápido no menor tempo registrado.

Os gols mais rápidos do Brasileiro 2025

Certo é que Alan Franco e Joaquin Correa marcaram os dois gols mais rápidos do Brasileiro neste ano. Os outros três lances que fecham o top cinco são os seguintes.

  • Alesson (Mirassol contra o São Paulo, na 29ª rodada): 35 segundos
  • Gabriel Menino (Atlético contra o Vasco, na 18ª rodada): 37 segundos
  • Kaio Jorge (Cruzeiro contra o Palmeiras, na 11ª rodada): 1 minuto e 14 segundos

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...