Há 48 anos, Corinthians vencia a Ponte Preta e encerrava jejum de quase 23 anos com grito de campeão

Há 48 anos, Corinthians vencia a Ponte Preta e encerrava jejum de quase 23 anos com grito de campeão

2 minutos 13/10/2025

Por: Oscar Silva

São Paulo, SP , 13 (AFI) – No dia 13 de outubro de 1977, há exatos 48 anos, o Corinthians escrevia um dos capítulos mais emocionantes de sua história. Com gol de Basílio aos 36 minutos do segundo tempo, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, o Timão venceu a Ponte Preta por 1 a 0 e conquistou o título do Campeonato Paulista, colocando fim a um jejum de quase 23 anos sem levantar taças.

A final daquele Paulistão foi decidida em três jogos eletrizantes. Na primeira partida, o Alvinegro do Parque São Jorge venceu por 1 a 0, com gol de Palhinha. No segundo duelo, diante de mais de 146 mil torcedores — recorde absoluto de público —, a Ponte Preta deu o troco e venceu de virada por 2 a 1.

Vaguinho marcou para o Timão, enquanto Dicá e Rui Rei garantiram a vitória campineira, forçando o terceiro e decisivo confronto.

Foi nesse jogo final, diante de uma Morumbi lotado, que Basílio marcou o gol histórico e libertou a torcida corintiana de mais de duas décadas de sofrimento. A espera foi de exatos 22 anos e oito meses, e o grito de “campeão” finalmente pôde ecoar em alto e bom som.

ESCALAÇÕES DA DECISÃO

Corinthians (técnico: Osvaldo Brandão):
Tobias; Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio e Luciano; Vaguinho, Geraldão e Romeu.

Ponte Preta (técnico: Zé Duarte):
Carlos; Jair Picerni, Oscar, Polozzi e Ângelo; Wanderley, Marco Aurélio e Dicá; Lúcio, Rui Rei e Tuta (Parraga).

O árbitro Dulcídio Wanderley Boschilia teve atuação movimentada, expulsando Rui Rei e Oscar, da Ponte Preta, além de Geraldão, pelo lado corintiano.



Fonte

Conteúdos que podem te interessar...