‘Herança’ de Sampaoli vive no Atlético melhor início de temporada da carreira

‘Herança’ de Sampaoli vive no Atlético melhor início de temporada da carreira

4 minutos 18/02/2026

Em 18 de janeiro, o Atlético anunciava a contratação daquele que até então foi o nome menos badalado da atual janela alvinegra de transferências: o meia-atacante Victor Hugo, de 21 anos. Menos de um mês depois, a “herança” do técnico Jorge Sampaoli já é observada com outros olhos por conta do desempenho nas primeiras partidas pelo Galo – em números, este já é o melhor início de temporada da carreira do atleta.

A pedido de Sampaoli, o Atlético buscou informações sobre Victor Hugo junto ao Flamengo na virada do ano. O jogador havia passado o segundo semestre do ano passado emprestado ao Santos, onde teve poucas oportunidades e não rendeu o esperado.

Os clubes chegaram a um entendimento, e o jovem assinou contrato definitivo com o Galo até dezembro de 2030 – um dos mais longos do atual elenco alvinegro -, por valores não revelados. Ele desembarcou em Belo Horizonte sob a chancela do treinador argentino, que nunca escondeu o apreço pelo futebol de Victor Hugo desde os tempos de Flamengo.

“O Victor Hugo, para mim, não é uma promessa e sim uma realidade. Ele não é um jovem que entra no jogo, não é um jogador de fim de jogo. Para mim, é um jogador a mais na competividade de Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro. Victor Hugo deu um passo muito importante nessa competição interna.”

Jorge Sampaoli, ex-técnico de Flamengo e Atlético, em 2023

O começo da trajetória no Atlético

Versátil para jogar em distintas posições, Victor Hugo não teve problemas para se encaixar no Atlético de Sampaoli. O conhecimento prévio do trabalho do comandante, é claro, foi um facilitador neste processo.

Até então, o meia-atacante foi acionado em oito dos 11 jogos disputados pelo Galo na temporada – seis deles como titular. Ele iniciou, inclusive, os dois compromissos de maior peso para o Atlético neste princípio de ano: o clássico contra o Cruzeiro, pela primeira fase do Campeonato Mineiro, e o duelo contra o Palmeiras, pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

As primeiras impressões não poderiam ser melhores. Victor Hugo tem se mostrado combativo sem a bola e criativo com ela aos pés, além de ter demonstrado boas capacidades de infiltração na área e finalização.

Ele balançou as redes no empate entre Galo e Verdão (2 a 2) e na goleada sobre o Itabirito (7 a 2), pelo Estadual. Já na igualdade com o Remo (3 a 3), pela terceira rodada do Brasileirão, deu assistência para Hulk ao cortar passe adversário no campo ofensivo e colocar o companheiro em ótimas condições para balançar as redes.

O melhor “arranque” de Victor Hugo

Em números que levam em consideração somente jogos oficiais por times profissionais – sem considerar atuações por categorias de base -, o começo de 2026 já é o melhor da carreira de Victor Hugo. Rapidamente ambientado, o jogador deu mostras de que pode ser útil para o Atlético ao longo da temporada.

Os inícios de temporadas da carreira de Victor Hugo

  • 2022 (Flamengo): um gol e uma assistência em oito jogos
  • 2023 (Flamengo): uma assistência em oito jogos
  • 2024 (Flamengo): zero gols ou assistências em oito jogos
  • 2024/2025 (Goztepe-TUR): zero gols ou assistências em oito jogos*
  • 2025 (Flamengo e Santos): zero gols ou assistências em oito jogos**
  • 2026 (Atlético): dois gols e uma assistência em oito jogos

*A temporada europeia começa no meio do ano.
**Victor Hugo retornou ao Brasil no segundo semestre, mas a reportagem considerou este como um novo “início de temporada” para o jogador, em virtude da mudança de continente.

A próxima chance no Atlético

Victor Hugo deve voltar a ser um dos titulares do Atlético no primeiro clássico contra o América, a ser disputado pelas semifinais do Campeonato Mineiro. Ele tem atuado como meia-direita neste início no Galo, mas também pode jogar como segundo volante, meia-atacante centralizado e ponta-direita.

Enquanto o Galo busca um novo treinador, o reforço alvinegro busca manter as boas impressões no dia a dia com o auxiliar Lucas Gonçalves para empilhar novas oportunidades. O primeiro embate contra o Coelho será disputado a partir das 18h do domingo (22/2), na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...