Incrível! Palmeiras faz história com goleada sobre a LDU e está na final da Libertadores

Incrível! Palmeiras faz história com goleada sobre a LDU e está na final da Libertadores

4 minutos 30/10/2025

O técnico Abel Ferreira havia avisado que 90 minutos no Allianz Parque são muito longos, e o time do Palmeiras mostrou isso à LDU nesta quinta-feira (30/10). O alviverde foi dominante do início ao fim, goleou por 4 a 0 e protagonizou uma virada jamais vista na história da Copa Libertadores. Com o triunfo pela volta da semifinal, o time paulista está classificado à decisão do torneio.

O Palmeiras entrou em campo com uma difícil missão: reverter a derrota por 3 a 0 sofrida no jogo de ida. Para isso, pressionou os adversários desde os segundos iniciais e não demorou muito para marcar com o atacante Ramón Sosa. Do lado equatoriano, foi perceptível o atordoamento dos jogadores diante da postura alviverde. A busca paulista pelos gols seguiu e, já no último lance do primeiro tempo, o zagueiro Bruno Fuchs aumentou a contagem.

A pressão palmeirense seguiu na volta do intervalo, e os gols que garantiram a classificação saíram dos pés de um dos nomes históricos da atual geração alviverde: o meio-campista Raphael Veiga. Quando o camisa 23 marcou o quarto, o Allianz Parque entrou em êxtase.

Virada histórica

Essa foi a primeira vez em que um time reverteu desvantagem de três gols na semifinal da Libertadores. Em outras fases, essa virada já ocorreu cinco vezes.

Palmeiras na final da Libertadores

O Palmeiras enfrentará o Flamengo na final da Libertadores. Nessa quarta (29), o rubro-negro, que havia vencido a ida da semifinal por 1 a 0, empatou por 0 a 0 com o Racing, no El Cilindro, em Avellaneda, e garantiu a vaga.

A decisão da Copa Libertadores será disputada em 29 de novembro de 2025 (sábado), no Estádio Monumental de Lima, no Peru. A Conmebol ainda não confirmou o horário do confronto.

Em busca do tetra

O Palmeiras vai em busca do tetracampeonato. O Verdão levantou a taça em 1999, 2020 e 2021 – justamente contra o Flamengo.

O jogo entre Palmeiras e LDU

No ritmo da barulhenta torcida que lotou as arquibancadas do Allianz Parque, o Palmeiras “sufocou” a LDU no começo da partida. Dominante no meio campo, o alviverde rondou a área adversária e buscou acionar os atacantes Vitor Roque e Flaco López – seja por cruzamentos ou jogadas por dentro.

A busca incessante dos paulistas pelo gol – necessária em razão da desvantagem no placar – abriu espaço para que a LDU criasse chances de contra-ataque. Em transições rápidas, o time equatoriano conseguiu chegar ao campo adversário.

Aos 19 minutos, o sonho da virada começou a tomar forma. O meia-atacante Allan recebeu no lado direito e cruzou para a área, onde a bola encontrou a cabeça de Ramón Sosa: 1 a 0.

Nos minutos seguintes ao gol, percebeu-se sinais de irritação e confusão entre os próprios jogadores da LDU, que pareciam atordoados com a pressão palmeirense.

E a situação ficaria ainda pior para os equatorianos. No último lance do primeiro tempo, aos 49′, Vitor Roque recebeu lançamento na área e escorou para o meio. A bola ainda bateu em um jogador da LDU antes de ficar em perfeitas condições para Bruno Fuchs chutar para o fundo da rede: 2 a 0.

Lance do jogo entre Palmeiras e LDU pela Libertadores - (foto: NELSON ALMEIDA/AFP)
Lance do jogo entre Palmeiras e LDU pela Libertadores(foto: NELSON ALMEIDA/AFP)

Segundo tempo

O técnico Abel Ferreira não mexeu no intervalo, mas demorou pouco tempo para colocar Raphael Veiga em campo. O camisa 23 entrou no gramado aos 18′ e, aos 22′, tabelou com Vitor Roque e teve frieza na frente do goleiro Domínguez para igualar a eliminatória: 3 a 0.

O gol de Veiga foi responsável pela catarse no Allianz Parque. A missão quase impossível estava perto de ser consumada.

O Palmeiras não queria levar para os pênaltis, e um dos que deixaram isso claro foi Allan. Intenso desde o começo do jogo, o jovem de 21 anos bagunçou a defesa da LDU aos 32′ minutos e, depois de driblar três defensores, foi derrubado pelo meio-campista Gruezo dentro da área. O árbitro Wilmar Roldán marcou pênalti.

Veiga, um dos jogadores mais vencedores da história do Palmeiras, partiu para a cobrança e não deu chances ao goleiro rival: 4 a 0 aos 36′ do 2ºT.

Os minutos finais ficaram marcados por uma tentativa de pressão da LDU, mas o Palmeiras se fechou e não deu chances ao rival. Nada poderia estragar a festa palmeirense.

Em cobrança de pênalti, Raphael Veiga marcou o quarto gol do Palmeiras contra a LDU - (foto: Nelson ALMEIDA / AFP)
Em cobrança de pênalti, Raphael Veiga marcou o quarto gol do Palmeiras contra a LDU(foto: Nelson ALMEIDA / AFP)

Palmeiras 4 x 0 LDU

Palmeiras

  • Carlos Miguel; Bruno Fuchs (Khellven, aos 30′ do 2ºT), Gustavo Gómez e Murilo; Allan (Giay, aos 40′ do 2ºT), Andreas Pereira, Mauricio (Veiga, aos 18′ do 2ºT), Ramón Sosa (Felipe Anderson, aos 18′ do 2ºT) e Piquerez; Flaco López e Vitor Roque (Aníbal Moreno, aos 40′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

LDU

  • Domínguez; Mina (Freddy Mina, aos 39′ do 2ºT), Adé e Quiñónez; Quintero, Gruezo, Cornejo (Alvarado, aos 29′ do 2ºT), Villamíl e Cuero (De La Cruz, aos 29′ do 2ºT); Medina (Estrada, aos 21′ do 2ºT) e Alzugaray (Pastrán, no intervalo). Técnico: Tiago Nunes.
  • Gols: Ramón Sosa, aos 19′ do 1ºT; Bruno Fuchs, aos 49′ do 1ºT; Raphael Veiga, aos 22′ e aos 36′ do 2ºT (Palmeiras)
  • Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Vitor Roque e Raphael Veiga (Palmeiras) / Quintero, Mina, Villamíl e Gruezo (LDU)
  • Motivo: volta da semifinal da Copa Libertadores
  • Data: 30/10/2025 (quinta-feira)
  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Local: Allianz Parque, em São Paulo, no Brasil
  • Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
  • Assistentes: Jhon Gallego (COL) e David Fuentes (COL)
  • VAR: David Rodriguez (COL)
  • Público: 39.941
  • Renda: R$ 3.822.949,60

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...