Jair Ventura inicia trabalho de evitar queda do Vitória no Brasileirão

Jair Ventura inicia trabalho de evitar queda do Vitória no Brasileirão

2 minutos 25/09/2025

Salvador, BA, 25 (AFI) – O Vitória apresentou Jair Ventura como novo técnico nesta quinta-feira, tornando-se o quarto comandante do clube em 2025. Ele chega para a dura missão de tirar o Rubro-Negro da zona de rebaixamento do Brasileirão Série A, mas fez questão de dividir a responsabilidade com o elenco na luta para evitar a queda.

No comando do Leão, Jair evitou o rótulo de “salvador da pátria” e destacou o papel dos atletas. “Tenho totais condições, se não eu não viria. Eu acredito. Por isso eu vim”, afirmou o treinador, reforçando que os jogadores são os protagonistas e que rebaixamento “é marca negativa na carreira de todos”.

VITÓRIA NO BRASILEIRÃO

O clube baiano está na 17ª posição e não pode deixar o Z-4 nesta rodada. Jair Ventura foi contratado pelo histórico de recuperar times ameaçados, como Botafogo, Sport, Goiás e Juventude. Ele lembrou feitos passados: “Já vivi momento mais difícil. Temos que retomar a confiança, botar identidade o quanto antes”.

O treinador chega após passagens por Goiás e Avaí em 2025, e garantiu conhecer bem a elite nacional. “Vou completar dez anos agora. Só disputei duas vezes a Série B. Conheço a Série A, o elenco, nossos adversários. Tenho sete trabalhos em Série A. Adaptadíssimo para essa função”, disse Jair.

Jair Ventura também ressaltou que não irá expor falhas do grupo: “Seria pouco inteligente chegar aqui e mostrar pontos fracos. A gente não vai caçar vilão ou setores. Vai trabalhar para melhorar como um todo”.

DESAFIO NO LEÃO

O Vitória já foi comandado por três técnicos no Campeonato Brasileiro: Thiago Carpini (12 jogos), Fábio Carille (nove) e Rodrigo Chagas (três). Jair Ventura encara o desafio de dar estabilidade em meio a tantas trocas.

O Rubro-Negro terá três jogos até a próxima Data Fifa: Grêmio (fora), Ceará (casa) e Vasco (fora). A estreia do novo técnico está marcada para domingo, às 11h, contra o Grêmio, pela 25ª rodada.

Sobre estilo de jogo, Jair disse que adapta a estratégia conforme o elenco e o adversário. O treinador aposta na meritocracia e promete dar espaço a quem estiver melhor fisicamente e tecnicamente. Para a partida de estreia, o Leão terá desfalques importantes, como Pepê e Dudu, suspensos.

A respeito do elenco, Jair destacou já ter trabalhado com Lucas Halter, Zé Marcos e Baralhas, e elogiou o grupo. Ele também valoriza o uso da base, afirmando que gosta de apostar nos garotos desde que estejam em boa fase e preparados para o desafio.

Com passagens por grandes clubes e experiência em situações de pressão, Jair Ventura chega motivado para reverter o cenário complicado do Leão da Barra na Série A do Brasileirão 2025.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...