Jardel fala sobre luta contra vícios e depressão após carreira

Jardel fala sobre luta contra vícios e depressão após carreira

2 minutos 04/09/2025

Fortaleza, CE, 4 (AFI) – Aos 51 anos, Jardel, ídolo de Vasco, Grêmio e Porto, encara diariamente a missão de deixar para trás o vício em álcool e cocaína, além de lidar com a depressão. Vivendo atualmente em Fortaleza, o ex-atacante adotou uma rotina focada na família, na igreja e em atividades físicas, buscando manter-se longe das antigas tentações e reconstruir a própria vida fora dos gramados.

Jardel, que brilhou em clubes do futebol brasileiro e europeu, se apoia na fé e em uma nova rotina para evitar recaídas. Ele administra uma cafeteria, faz palestras motivacionais e participa de jogos festivos, sempre reforçando a importância da saúde mental e do afastamento de ambientes nocivos.

Screenshot 87
Jardel. Foto: Reprodução/Instagram/@mariojardelofficial

JARDEL, VASCO E GRÊMIO

O ex-jogador lembra que, desde o início dos anos 2000, enfrenta a dependência química. Em 2007, após uma overdose, passou a falar abertamente sobre o tema, sem esconder as dificuldades e os desafios de manter-se limpo. “É matar um leão todo dia, sem dúvida. Para todo adicto é uma luta diária. Fiz alguns tratamentos, me recuperei e estou firme e forte para que os caminhos se abram mais ainda”, afirma Jardel.

Mesmo sem revelar há quanto tempo está afastado das drogas, Jardel garante que vive um dia de cada vez. Ele reforça que a proximidade com Deus e o apoio da família são fundamentais para sua recuperação e para evitar recaídas.

CARREIRA, PORTO E SUPERAÇÃO

Revelado pelo Ferroviário, Jardel ganhou destaque no Vasco nos anos 1990, sendo tricampeão carioca e marcando 36 gols em 75 partidas. No Grêmio, virou ídolo ao conquistar a Libertadores e a Recopa Sul-Americana, além de dois títulos gaúchos. Sua trajetória internacional inclui passagem vitoriosa pelo Porto, com 168 gols em 175 jogos, e pelo Sporting, além de títulos no Galatasaray e outros clubes.

Jardel também fez história ao ser o único brasileiro a terminar como artilheiro da Libertadores e da Liga dos Campeões. Pela Seleção, disputou dez jogos e balançou a rede uma vez. Longe do futebol, ele investiu em negócios e chegou a ser deputado federal no Rio Grande do Sul, mas teve o mandato cassado após denúncias e enfrentou dificuldades na política.

Mesmo após enfrentar desafios fora das quatro linhas, Jardel segue recebendo convites para eventos, jogos festivos e palestras, mantendo o foco em uma vida equilibrada e em ambientes saudáveis. Ele não descarta uma nova chance na política, agora pelo Ceará, mas diz que prioriza a vida familiar e a saúde mental.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...