Jardim destaca valorização de titulares do Cruzeiro: ‘Mais competentes do que eram’

Jardim destaca valorização de titulares do Cruzeiro: ‘Mais competentes do que eram’

3 minutos 22/09/2025

O volante Lucas Silva e o lateral-esquerdo Kaiki marcaram os gols do Cruzeiro na vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, nesse domingo (21/9), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A dupla faz parte da lista de jogadores recuperados pelo técnico Leonardo Jardim, que destacou a valorização de ambos e ainda incluiu Christian e Villalba no ‘barco’ dos potencializados.

Como de praxe, o comandante português ressaltou que prefere valorizar o coletivo, já que todos os atletas têm ‘importância fundamental’, mesmo os que participam de menos confrontos. Apesar disso, abriu margem para citar alguns nomes.

Heróis do Cruzeiro contra Bragantino

“O Kaiki tem feito uma temporada muito boa. Não é por acaso que ele, na última convocatória da Seleção, esteve no grupo dos 40 E o Lucas não necessita de apresentações, é um jogador que foi ao Real Madrid, não é qualquer um que chega a esse nível. Com certeza que recuperamos ele fisicamente e demos a confiança que ele necessitava para explanar aquilo que é o seu futebol”, destacou Leonardo Jardim.

O lateral-esquerdo ganhou o status de titular absoluto nesta temporada, principalmente após a saída de Marlon para o Grêmio. Aos 22 anos, Kaiki se destaca pela efetividade no setor defensivo. As atuações do jovem atleta chamaram a atenção do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, que o colocou na pré-lista da convocação para os compromissos de setembro.

Lucas Silva, por sua vez, vive a terceira passagem pelo Cruzeiro. Nos dois últimos anos, não agradou a torcida ou convenceu os treinadores de que poderia atuar como titular. Com Leonardo Jardim, o cenário é completamente diferente. O espaço do volante no meio-campo celeste é garantido desde a reta inicial do Brasileiro, marcada pela virada de chave da Raposa.

Christian e Villalba receberam menções

“Como outros que conseguiram, nesta temporada, se valorizar. O Christian fez um grande jogo também, em termos estratégicos, o Villalba também foi um jogador que valorizou”, prosseguiu o comandante celeste.

Christian assinou com o Cruzeiro pouco antes de Leonardo Jardim desembarcar em Belo Horizonte. O volante vinha brigando por espaço no meio-campo até o treinador o encaixar na ponta direita.

O caso de Villalba é um dos que mais chamam atenção. Isso porque Leonardo Jardim manifestou espanto por uma atuação do defensor ainda no Campeonato Mineiro: “A primeira vez em que coloquei Villalba foi no último jogo na fase de grupos. Eu fiquei tão mal com a qualidade que ele apresentou”.

Naquela época, Villalba chegou a ser testado na lateral-esquerda – a posição ainda não tinha sido agarrada por Kaiki. A sensação era de que o defensor não mais seria utilizado. Enganou-se quem pensou de tal forma. Hoje, o argentino é peça fundamental no esquema do Cruzeiro e faz dupla na zaga com Fabrício Bruno.

De quem é o mérito? Para Leonardo Jardim, dos próprios atletas: “A valorização deles foi grande ao longo da época, mas principalmente pelo mérito deles, porque eles tiveram capacidade de trabalho, tiveram humildade para ouvir, tiveram capacidade de progressão. E por isso que eles hoje em dia estão a ser muito mais competentes do que era no passado”.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...