Jefferson, ex-Botafogo, se destaca como preparador de goleiros e mira Seleção

Jefferson, ex-Botafogo, se destaca como preparador de goleiros e mira Seleção

3 minutos 28/10/2025

Campinas, SP, 28 (AFI) – O ex-goleiro Jefferson, que marcou época com a camisa do Botafogo e da Seleção Brasileira, vem ganhando destaque fora dos gramados. Agora preparador de goleiros do Orlando City, nos Estados Unidos, ele trabalha com jovens talentos e mira uma oportunidade nas categorias de base do Brasil.

Com passagens marcantes pelo futebol brasileiro e internacional, Jefferson iniciou a carreira de treinador há três anos em solo americano. O sucesso do seu trabalho, que começou com treinos personalizados para o jovem Murillo, hoje no Bahia, abriu portas para assumir a preparação de goleiros do Orlando City, clube da MLS.

XKCuu10V Jeferson Botafogo 2025
Jefferson brilhou atuando pelo Botafogo. (Foto: Reprodução/Instagram/@j1jefferson)

ORLANDO CITY

Segundo Jefferson, a experiência com Murillo foi fundamental para despertar ainda mais seu desejo de formar novos goleiros.

“Isso despertou em mim um desejo a mais de poder treinar as categorias de base. Por isso, hoje estou com esse objetivo de poder agregar à base do Orlando City. Estamos fazendo um trabalho muito bom com a garotada. Com todas as dificuldades que temos por causa da mentalidade e da metodologia que as pessoas têm aqui nos Estados Unidos”.

C0CzESFk Jeferson Botafogo 2025
(Foto: Reprodução/Instagram/@j1jefferson)

Inspirado em grandes nomes como Taffarel e Flávio Tênius, o ex-camisa 1 tem investido em uma metodologia própria, voltada para performance e evolução. Ele reforça que o foco principal é ver os jovens crescendo e conquistando seus objetivos:

“Se chegar daqui a seis meses e vocês estiverem do mesmo jeito que os peguei seis meses atrás, para mim não resolve. Eu preciso que vocês evoluam, cresçam e alcancem os objetivos de vocês”.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Na base do Orlando City, Jefferson trabalha com atletas de 12 a 19 anos e vê a aceitação dos garotos como grande incentivo. Os treinos envolvem situações reais de jogo: técnico, cruzamento, velocidade e explosão.

“Eles sempre falam: ‘Pô, coach, mais um. Já acabou o treino, coach?’. Isso para mim é legal porque eles estão comprando a ideia”.

O ex-goleiro também faz questão de destacar o orgulho de ver Murillo, seu pupilo, chegar ao Bahia:

“Foi bem importante para a minha expectativa sobre como treinar um goleiro com todas as dificuldades que a gente tem nos Estados Unidos. Ele fez também uma experiência no Orlando City e passou. Para mim, é muito gratificante saber que ele está nessa crescente”.

Jequ2f7r Jeferson Botafogo 2025
(Foto: Reprodução/Instagram/@j1jefferson)

Jefferson ressalta que sua maior inspiração é formar goleiros preparados para a Seleção Brasileira. Ele acredita que, além de técnica, velocidade e explosão, é essencial investir também no lado humano dos atletas, transmitindo valores dentro e fora de campo, como aprendeu com seus mentores.

Mesmo à distância, Jefferson segue acompanhando o Botafogo e não esconde o desejo de um dia voltar ao clube do coração para contribuir, seja nas categorias de base ou profissional.

“Sonho, sim, um dia, se Deus quiser, voltar para o Botafogo e quem sabe treinar os nossos goleiros do profissional”.

REUNIÃO GERAL DAS CATEGORIAS DE BASE



Fonte

Conteúdos que podem te interessar...