Jornalistas da Globo mandam recado forte a Ramon Diaz após fala machista

Jornalistas da Globo mandam recado forte a Ramon Diaz após fala machista

4 minutos 11/11/2025

A abertura do programa “Globo Esporte” do Rio Grande do Sul dessa segunda-feira (10/11), apresentado pela jornalista Alice Bastos Neves, foi diferente. O quadro começou com uma campanha intitulada “Nós vamos continuar”,  para rebater as falas machistas do técnico do Internacional, Ramón Díaz. Em entrevista coletiva após o empate por 2 a 2 com o Bahia, no Beira-Rio, no último sábado (8/10), o argentino afirmou que “futebol é para homens, não para meninas”.

Com um texto escrito pela coordenadora de Streaming Esporte do Grupo RBS, Amanda Munhoz, que também aparece falando parte dele no início do programa, a campanha trouxe profissionais que atuam na equipe do Globo Esporte do Rio Grande do Sul. Além de Amanda e a apresentadora Alice Bastos, participaram também: Mylena Acosta, Heloíse Bordin, Cacau Corazza, Manuela Ramos, Ester Bertozzi e Rafaela Tavares.

Indignadas com a mais nova fala preconceituosa, misógina e machista de Ramón Díaz, as profissionais trouxeram um texto de reflexão e exposição sobre o quão difícil é para mulheres, gostar e atuar no futebol brasileiro. Torcedoras do Internacional como Nani Chemello e Letícia Baratz, também participaram da abertura. 

A fala de Ramón Díaz foi feita em reclamação do treinador com a anulação do gol de Carbonerto, na primeira etapa do jogo, quando o placar ainda estava 0 a 0. O árbitro Lucas Paulo Torezin anulou o gol por uma falta de Mercado em Willian José na origem da jogada.

“Tenhamos muito cuidado, que o clube tenha muito cuidado com os árbitros, com o que aconteceu hoje. E já passou uma partida em que Romero fez o gol e também o anularam. Que tenham muito cuidado. Isso temos que ter muito cuidado. Eu vou falar com o presidente. Não pode ser que, em um clube tão importante, se passe isso, o que aconteceu hoje. Porque foi incrível. O futebol é para homens, não é para meninas, é para homens”, disse Ramón Díaz.

Retratação pela fala machista

Após a repercussão, 15 horas depois da coletiva, o técnico argentino se retratou nas redes sociais: “Na minha entrevista coletiva após a partida de ontem, usei uma comparação infeliz ao me referir a um lance específico do jogo. Reconheço que me equivoquei na construção do raciocínio e peço desculpas por isso. Precisamos evoluir sempre e que esse episódio sirva como aprendizado”, escreveu Ramon Diaz.

O Internacional também se pronunciou, em comunicado oficial no site do clube.

“Na entrevista coletiva após a partida de ontem, o técnico Ramón Díaz fez uma comparação infeliz ao comentar um lance específico do jogo. Ele reconhece que se expressou de forma inadequada e pede desculpas pelo ocorrido, ressaltando que o episódio serve como aprendizado e reforça a importância de evoluir sempre.

O Sport Club Internacional reafirma seu compromisso com o respeito e a valorização das mulheres em todas as esferas do esporte e da sociedade. Lugar de mulher é onde ela quiser.

O Clube é reconhecido por sua histórica defesa do futebol feminino e pela forte presença feminina em seu quadro social, sendo uma das instituições com maior participação de mulheres entre seus associados no país.

Sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, o Internacional reforça, na prática, seu compromisso com a igualdade, a inclusão e o respeito – valores que fazem parte da identidade colorada.”

Não é a primeira vez 

Essa não é a primeira vez que Ramón Díaz profere falas machistas em uma coletiva. Quando ainda era treinador do Vasco, em abril de 2024, após ser derrotado pelo Bragantino por 2 a 1, o argentino falou sobre o quão difícil era ter de lidar com uma mulher no VAR. 

“Com relação aos árbitros, não podemos falar muito. Tem o VAR. Na última partida, em casa, uma senhora, uma mulher, interpretou um pênalti de outra maneira. O futebol é diferente. Principalmente quando o VAR é decidido por uma mulher. Acho que é complicado, porque o futebol é tão dinâmico, tanta pressão, tão rápido, com decisões tão rápidas.”, disse Ramón.

Após os comentários, o argentino pediu desculpas aos jornalistas na saída do Estádio Nabi Abi Chedid  e disse ter sido mal interpretado: “ Se interpretou algo mal da minha declaração. Quero pedir desculpas. Me pareceu que o que eu quis dizer é que uma só pessoa não pode tomar uma decisão tão importante como é a participação do VAR no futebol. Se interpretou mal, peço desculpa, mas não é minha intenção’, concluiu Ramón.

Como resposta às falas lamentáveis de Ramón, o Ceará, que enfrenta o Internacional dia 20 deste mês, na quinta-feira, anunciou ingressos promocionais para torcedoras alvinegras. Elas irão pagar somente meia-entrada para jogo na Arena Castelão, às 21h30, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.



Fonte

Conteúdos que podem te interessar...