Juventude enfrenta o Grêmio com defesa fragilizada no Brasileirão

Juventude enfrenta o Grêmio com defesa fragilizada no Brasileirão

2 minutos 24/10/2025

Caxias do Sul, RS, 24 (AFI) – O Juventude segue com dificuldades para encontrar estabilidade na defesa e chega pressionado para o clássico contra o Grêmio, marcado para este domingo, às 16h, na Arena, pelo Brasileirão Série A. Desde agosto, o técnico Thiago Carpini foi obrigado a mexer na linha defensiva em praticamente todas as rodadas, seja por lesão, suspensão ou por escolhas técnicas.

O goleiro Jandrei é quem mais atuou no setor, com 11 partidas sob o comando de Carpini, e volta ao time após cumprir suspensão.

Na lateral esquerda, o treinador tem alternado entre Marcelo Hermes e Alan Ruschel, enquanto na direita Igor Formiga ganhou espaço, mas também atua mais avançado em alguns jogos, deixando a vaga na lateral para Reginaldo.

DEFESA

A maior instabilidade está no miolo de zaga: em 13 rodadas, foram testadas nove duplas diferentes. Carpini só conseguiu repetir a formação defensiva uma vez, nas derrotas para Botafogo e Flamengo.

Nessas ocasiões, a linha titular foi formada por Jandrei, Reginaldo, Wilker Ángel, Luan Freitas e Alan Ruschel.

O comandante alviverde já destacou:

“O que a gente tem encontrado de mais dificuldade é não conseguir dar uma sequência. Você perde num jogo dois zagueiros, aí tem que jogar com o volante. O Caíque já jogou como zagueiro contra o Mirassol, o Peixoto já foi zagueiro contra o Atlético-MG, Abner ficou fora por um mês, Natã sequer jogou comigo. Enfim, essa dificuldade talvez eu não imaginava que aconteceria tanto”.

NOVAS MUDANÇAS

O Juventude tem a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro, com 53 gols sofridos, sendo 18 deles já sob o comando de Carpini. Para enfrentar o Grêmio, a equipe novamente deve apresentar novidades na escalação.

Jandrei retorna ao gol. Nas laterais, Igor Formiga e Marcelo Hermes devem iniciar. A dúvida está novamente na dupla de zaga. Marcos Paulo, que foi titular diante do Bragantino, deixou o campo com suspeita de lesão e será avaliado.

Assim, Abner deve retornar ao lado de Rodrigo Sam. Luan Freitas, recuperado de lesão, pode aparecer entre os relacionados, enquanto Wilker Ángel e Natã seguem em transição física.

Ao longo do Brasileirão, o Juventude já iniciou jogos com as seguintes linhas defensivas:

  • Ruan Carneiro; Reginaldo, Abner, Cipriano e Marcelo Hermes (contra o Corinthians)
  • Jandrei; Reginaldo, Wilker Ángel, Luan Freitas e Alan Ruschel (contra o Botafogo e Flamengo)

Entre outras formações, mostrando a dificuldade de manter uma base sólida.

CBF CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA A ARBITRAGEM BRASILEIRA

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...