LDU salva recorde de Atlético e Palmeiras na Libertadores; entenda

LDU salva recorde de Atlético e Palmeiras na Libertadores; entenda

2 minutos 19/09/2025

A LDU, do Equador, ajudou Atlético e Palmeiras a manterem um recorde histórico na Copa Libertadores ao vencer o São Paulo por 2 a 0, nessa quinta-feira (18/9). Com o resultado, o time equatoriano abriu vantagem nas quartas de final e ainda impediu o tricolor de igualar os números dos dois clubes brasileiros.

Caso não fosse derrotado no Estádio La Casa Blanca, em Quito-EQU, a equipe paulista atingiria a maior sequência invicta no torneio continental, ao lado de Galo e Porco, com 18 jogos. 

A última derrota do São Paulo na competição havia ocorrido em abril do ano passado, no revés por 2 a 1 para o Tallere-ARGs no Mário Alberto Kempes, pela primeira rodada da fase de grupos. Desde então, foram nove vitórias e oito empates.

Apesar disso, o time paulista teve a segunda maior sequência de invencibilidade no torneio, empatado com dois outros clubes. Também atingiram 17 jogos sem derrotas o Sporting Cristal, do Peru, entre 1962 e 1969, e o Flamengo, entre 2020 e 2021. 

Recorde do Atlético

O Atlético foi o primeiro clube na história da Libertadores a atingir 18 jogos de invencibilidade. O feito ocorreu em maio de 2022, quando o Galo venceu o Independiente del Valle por 3 a 1 no Mineirão, pela quinta rodada da fase de grupos.

Anteriormente, o alvinegro havia vencido outros 10 jogos e empatado sete. A equipe foi eliminada de forma invicta pelo próprio Palmeiras, na semifinal de 2021, após empates por 0 a 0 fora de casa e 1 a 1 como mandante. Esse foi o último ano em que os gols fora de casa contaram como critério de desempate na competição. 

O responsável por dar fim à invencibilidade do Atlético foi o Tolima. Já classificada para as oitavas de final, a equipe brasileira vacilou na última rodada da fase de grupos e perdeu por 2 a 1 para os colombianos no Mineirão.

Palmeiras iguala sequência

O Palmeiras não demorou para igualar o recorde do Galo, justamente contra o próprio time mineiro. Três meses depois, em agosto de 2022, os comandados Abel Ferreira ficaram em novo empate, desta vez por 0 a 0, e foram para a disputa de pênaltis nas quartas de final, após o 2 a 2 na ida. 

O Verdão avançou, mas perdeu a invencibilidade na fase seguinte, com a derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR, na Arena da Baixada. Na volta, empate por 2 a 2, e eliminação na semifinal. De toda forma, foram 13 vitórias, cinco empates e o título da competição em 2021 na sequência histórica.

Invencibilidades de Atlético e Palmeiras na Libertadores

  • Atlético (05/2019 a 05/2022): 11 vitórias e 7 empates
  • Palmeiras (05/2021 a 08/2022): 13 vitórias e 5 empates

Invencibilidade do São Paulo

  • Entre abril de 2024 e setembro de 2025
  • 9 vitórias
  • 8 empates

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...