Leitura labial e súmula explicam decisão polêmica de árbitro em São Paulo x Palmeiras

Leitura labial e súmula explicam decisão polêmica de árbitro em São Paulo x Palmeiras

3 minutos 06/10/2025

A não expulsão do meio-campista Andreas Pereira no clássico entre São Paulo e Palmeiras, nesse domingo (5/10), causou reclamações dos tricolores. Na súmula, o árbitro Ramon Abatti Abel (SC) justificou a escolha pelo cartão amarelo e não o vermelho.

Na jogada, aos dez minutos do segundo tempo, Andreas toca a parte superior da bola com a sola do pé esquerdo, que desliza e acerta a canela direita do meio-campista Marcos Antônio, do São Paulo.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou a súmula da partida na noite de domingo, às 21h05. Entre outras informações, no documento constam os motivos de cada cartão apresentado no jogo.

A razão atribuída ao amarelo no lance foi “calçar seu adversário de maneira temerária na disputa de bola.”

O clássico paulista no Morumbi, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com vitória palmeirense, de virada, por 3 a 2. O Choque-Rei foi marcado por polêmicas e insatisfação em relação às marcações do árbitro da partida.


Súmula de São Paulo 2 x 3 Palmeiras. Foto: Divulgação/CBF

Dublagem revela fala de árbitro

No X (antigo Twitter), o dublador Gustavo Machado revelou, por leitura labial, a explicação de Ramon Abatti sobre não dar o cartão vermelho para Andreas Pereira na falta em Marcos Antônio.

“Ele botou o pé em cima da bola e escorregou o pé, não tem muita intensidade”, disse Ramon Abatti, segundo a leitura labial.

Jogo repleto de polêmicas

Ainda no primeiro tempo, o time da casa abriu vantagem de 2 a 0, com gols dos atacantes Luciano, aos 15 minutos, e Gonzalo Tapia, aos 34. Na segunda etapa, o Verdão virou o jogo com os também atacantes Vitor Roque, aos 25, Flaco López, aos 29, e Ramon Sosa, aos 44.

O clássico foi marcado por uma série de polêmicas de arbitragem. Além da não expulsão de Andreas, o São Paulo questiona um pênalti não marcado do meio-campista Alan em Tapia. Do outro lado, o Palmeiras reclama da não expulsão do ala Enzo Díaz.

Após a partida, a CBF afastou o árbitro e o responsável pelo VAR, Ilbert Estevam da Silva (SP).

Com a vitória, o time do técnico Abel Ferreira assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com um jogo a menos em relação ao vice-líder Flamengo. Ambos estão com 55 pontos, mas o time paulista está na frente com uma vitória a mais em relação ao rival carioca (17 a 16). Já o São Paulo ocupa a oitava posição, com 38 pontos.

O Palmeiras não perde para o rival paulista há oito partidas pelo Campeonato Brasileiro – são seis vitórias e dois empates desde a última derrota, em novembro de 2021, pelo segundo turno da competição.

Andreas Pereira, meia do Palmeiras com uniforme de treino do clube. - (foto: Donnay Medeiros/Palmeiras)
Andreas Pereira, meio-campo do Palmeiras(foto: Donnay Medeiros/Palmeiras)



Fonte

Conteúdos que podem te interessar...