Leonardo Jardim deve mudar sistema defensivo do Cruzeiro para jogo com Atlético

Leonardo Jardim deve mudar sistema defensivo do Cruzeiro para jogo com Atlético

3 minutos 13/10/2025

Ao menos uma mudança o técnico Leonardo Jardim deve fazer na escalação do Cruzeiro para o jogo contra o Atlético, marcado para as 21h30 desta quarta-feira (15/10), na Arena MRV, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Trata-se de desfalque no sistema defensivo. A tendência é que o zagueiro Fabrício Bruno, convocado para a Seleção Brasileira, não tenha tempo hábil para retornar a Belo Horizonte e se preparar para o clássico.

Fabrício Bruno agradou ao técnico Carlo Ancelotti e, pela segunda vez consecutiva, teve o nome chamado para compromissos da Seleção Brasileira. Ele não atuou na goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, mas é candidato à titularidade na equipe nacional no próximo amistoso, diante do Japão, nesta terça-feira (14/10), às 7h30 (horário de Brasília), em Tóquio.

Os fatores que permeiam a provável ausência de Fabrício Bruno em Cruzeiro x Atlético são evidentes. Apenas 36 horas separam o término da partida da Seleção Brasileira e o início do clássico mineiro. A logística que envolve o retorno é cansativa. Não há voos diretos de Tóquio para o Brasil. O tempo de viagem, considerando somente uma escala, é de no mínimo 25 horas. Sem contar, é claro, o desgaste físico caso o defensor atue contra o Japão.

Nesse cenário, a segunda vaga na zaga do Cruzeiro, ao lado de Lucas Villalba, está sendo disputada por Jonathan Jesus e João Marcelo. O primeiro tem colhido mais oportunidades e sido a terceira opção de Leonardo Jardim: atuou como titular, por exemplo, na derrota por 2 a 0 para o Vasco, quando o argentino cumpriu suspensão, e no empate por 1 a 1 com o Sport, quando Fabrício Bruno não pôde atuar.

Na última partida, relatou Leonardo Jardim, Jonathan Jesus alegou dores no joelho direito decorrentes de uma torsão – problema que o tirou da lista de relacionados para o empate sem gols com o Flamengo. Entretanto, o aspecto físico não deve ser uma questão diante do Atlético, já que o defensor vem treinando normalmente.

João Marcelo perdeu espaço por causa de uma contusão – cirurgia para tratar lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito o tirou dos gramados por cerca de sete meses. Apto fisicamente, o zagueiro participou de dois confrontos desde o retorno, em setembro. Foram justamente os jogos contra Vasco e Sport. Em ambas ocasiões, ele substituiu Jonathan Jesus. E agradou.

E os outros titulares?

Em relação à última partida, outra mudança provável no sistema defensivo é na lateral direta. De volta após cumprir suspensão (cartão vermelho), William tende a ocupar espaço que pertenceu a Kauã Moraes diante do Sport.

A torcida do Cruzeiro também deve testemunhar alterações no meio-campo e no setor ofensivo. Isso porque o volante Lucas Romero e o atacante Kaio Jorge retornam de suspensão (cartão amarelo); o volante Christian, poupado dos últimos 11 iniciais, deve recuperar espaço no time titular; e o também atacante Wanderson, que não atua desde a derrota para o Vasco devido a uma lombalgia, volta a ser opção. Diante do Sport, os respectivos substitutos foram Matheus Henrique, Gabi, Eduardo e Arroyo.

Qual deve ser a escalação do Cruzeiro?

Com todos os titulares à disposição, com exceção de Fabrício Bruno, o Cruzeiro deve ir a campo com: Cássio; William, Jonathan Jesus (João Marcelo), Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...