Início » Libertadores, Sul-Americana ou rebaixamento: os cenários para o Atlético no Brasileiro


O Atlético entra na última semana da temporada de 2025 em uma situação inusitada. Nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Galo pode: garantir a oitava colocação e sonhar com a Copa Libertadores, ficar com a vaga na Copa Sul-Americana ou até ser rebaixado à Série B. Entenda abaixo todos os cenários que envolvem a equipe de Jorge Sampaoli.
Com todos os clubes com 36 partidas disputadas, o Atlético é o 13º colocado com 45 pontos, quatro a mais que o Internacional, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento, e três a menos que o São Paulo, oitavo colocado da Série A.
Para fechar a temporada de 2025, o Galo fará duas partidas como mandante. A Arena MRV será palco dos jogos diante de Palmeiras, na quarta-feira (3/12), às 21h30, e contra o Vasco, no domingo (7/12), às 16h.
Uma das situações mais curiosas desse Brasileirão é que alguns clubes em má fase, como Atlético e São Paulo, por exemplo, podem ir à próxima edição da Copa Libertadores. E é justamente o Tricolor Paulista, que perdeu por 6 a 0 para o Fluminense na quinta-feira (27/11), que está no lugar em que o Galo almeja.
O G7 da Série A conta com os sete times confirmados: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Botafogo, Fluminense e Bahia disputarão a Libertadores em 2025. Porém, a Raposa e o Tricolor Carioca estão na semifinal da Copa do Brasil – diante de Corinthians e Vasco, respectivamente – e, em caso de título, podem abrir mais uma vaga no Brasileirão.
Desta forma, o oitavo lugar da competição nacional garantiria lugar na segunda fase da competição continental, antes da tradicional fase de grupos. Atualmente, o São Paulo tem 48 pontos e está nessa posição desejada por Corinthians, Grêmio, Vasco, Bragantino e Atlético, clubes que estão nas posições seguintes, entre o 9º e o 13º lugar.
Porém, para o Galo, a conta é simples. Como a equipe alvinegra tem duas vitórias – principal critério de desempate – a menos que o São Paulo, o torcedor alvinegro deve torcer para que o São Paulo não triunfe mais no Campeonato Brasileiro – enfrentará Internacional, na Vila Belmiro, e Vitória, no Barradão.
Caso o Tricolor Paulista some, no máximo, dois pontos e o Atlético vença Palmeiras e Vasco, o time de Belo Horizonte passaria o rival ao chegar à marca de 51 pontos. Obviamente, o Galo ainda deve torcer para que os outros rivais também não vençam os dois próximos jogos, ou seja, podem somar, no máximo, quatro pontos – uma vitória e um empate. Veja abaixo a situação.
Atualmente, a vaga para a Copa Sul-Americana de 2026 é a mais provável “passagem” que o Atlético obterá no Campeonato Brasileiro. Para isso, deve ficar entre a 9ª e a 15ª posição.
Isso se deve ao fato de que, além de Cruzeiro e Fluminense estarem no G7, os semifinalistas Vasco e Corinthians estão entre os classificados à Sul-Americana, ou seja, qualquer campeão da Copa do Brasil permitirá que até o 15º colocado dispute uma competição continental em 2026.
Segundo o site Probabilidades do Futebol, do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a chance do Galo se garantir na Copa Sul-Americana é de 83% – as contas consideram vagas apenas até o 14º colocado porque a Copa do Brasil só será resolvida a partir de 10 de dezembro.
Os especialistas da UFMG apontam que o Atlético só tem 0,04% de chances de cair à Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, ainda há risco. E o bom momento das equipes que estão na luta contra o rebaixamento deixam um alerta ao Galo. Além disso, a inexistência de confrontos diretos entre os clubes que estão próximos ao Z4 permite que 10 clubes ainda estejam ameaçados.
Para que o time alvinegro seja rebaixado, além de tropeçar nas duas próximas partidas, o Atlético deve presenciar uma arrancada de quatro dos cinco times que estão abaixo na tabela, mas ainda sonham com a permanência: Ceará (43 pontos), Vitória (42), Santos (41), Internacional (41) e Fortaleza (40).
Como esses clubes não se enfrentam, existe o cenário em que todos vençam as duas partidas. Porém, isso não é necessário para o Galo correr risco de rebaixamento. Caso o Atlético seja derrotado por Palmeiras e Vasco, quatro dos cinco clubes abaixo precisam da respectiva combinação para provocar a queda alvinegra.
Já no cenário em que o Atlético empata um duelo nessa reta final, a conta fica ainda mais difícil. Porém, o risco segue e, novamente, quatro dos cinco times devem fazer o que esta indicado nos cálculos abaixo.
Logo, o objetivo do Galo deve ser alcançar 47 pontos ou mais – dois empates ou uma vitória – para acabar com qualquer chance de queda.
Um último cenário ainda passa pela situação inusitada que o Atlético vive. Caso termine o Campeonato Brasileiro na 16ª colocação, a equipe não cairá à Série B, mas também não irá à Sul-Americana e muito menos à Libertadores.
Nessa posição, o que restaria ao Galo é a participação na Copa Sul-Sudeste, competição criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para 2026. O torneio contará com os 12 melhores times das regiões Sudeste e Sul da Série A e Série B que não se classificaram para as competições continentais.

Lyanco discursa para companheiros de Atlético antes de vitória sobre Mirassol (foto: Reprodução/YouTube/GaloTV) Novo capitão do Atlético, o zagueiro Lyanco tem sido também o responsável pelos ...

Mateus Iseppe, do Atlético, durante primeiro jogo da carreira como profissional (foto: Pedro Souza/Atlético) Há exatos dois meses, um nome que desperta expectativas por parte dos torcedores do ...

Belo Horizonte, MG, 01 (AFI) – O Atlético Mineiro foi condenado pela Câmara Nacional de Resoluções e Disputas (CNRD) a pagar a quantia de R$ 4.618.709,38 ao Cuiabá, além de R$ 228 mil em ...
