Lucas Silva reage à perda de titularidade para Gerson e se declara ao Cruzeiro

Lucas Silva reage à perda de titularidade para Gerson e se declara ao Cruzeiro

3 minutos 07/02/2026

Titular do Cruzeiro durante a maior parte da temporada passada, sob o comando de Leonardo Jardim, Lucas Silva perdeu a posição para o meio-campista Gerson, o principal reforço celeste, nas últimas duas partidas, agora com Tite à frente da equipe. Um dos donos da braçadeira de capitão, o volante comentou a opção do treinador e, sem demonstrar frustração, declarou-se ao clube estrelado, responsável por revelá-lo ao futebol.

Tite escalou equipes alternativas no início da caminhada no Campeonato Mineiro. Nas três primeiras vezes – vitória por 5 a 0 sobre o Uberlândia, pelo Mineiro, e derrotas por 2 a 1 para o Atlético, pelo Estadual, e 4 a 0 diante do Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro – em que optou pelo time titular, o comandante acionou Lucas Silva. Curiosamente ou não, o volante foi substituído em todas as ocasiões, pelo atacante Chico da Costa e pelos volantes Gerson e Christian, respectivamente.

Nos últimos dois embates, a vitória por 1 a 0 sobre o Betim, pelo Estadual, e a derrota por 2 a 1 para o Coritiba, pela Série A, Tite sacou Lucas Silva para escalar Gerson. Em ambos os casos, o reforço atuou como meio-campista, com liberdade para ocupar espaço no setor ofensivo e auxiliar na criação.

Lucas Silva não demonstrou frustração com o banco de reservas. Pelo contrário. Pontuou que, como líder, tem que auxiliar no ambiente e trabalhar para dar retorno quando for acionado. O volante ainda se declarou ao Cruzeiro.

“Faz parte. Acredito que, nesse momento, a liderança se mostra assim, de cuidar ainda mais do ambiente, do externo, do nosso trabalho e mostrar que estou aqui à disposição do clube. Gosta de jogar com essa camisa, amo esse clube e estou disposto para o que der e vier. Ainda mais nesse momento de retomar, encontrar nossa melhor versão”

Lucas Silva, volante do Cruzeiro

Posições de Gerson

Gerson tem facilidade para se adaptar em diferentes posições do setor ofensivo. Segundo volante de origem, também cai para as pontas. No início da trajetória pelo Cruzeiro, o atleta também atuou na ala direita, lugar geralmente ocupado por Christian, e na liderança do meio-campo em um momento em que Matheus Pereira não jogou como titular.

No próximo jogo do Cruzeiro, contra o América, fica a expectativa se Tite acionará o reforço novamente na vaga de Lucas Silva. A Raposa recebe o Coelho no Mineirão, em Belo Horizonte, neste domingo (8/2), às 18h, pela sétima rodada do Mineiro.

Lucas Silva no Cruzeiro

Nascido em Bom Jesus de Goiás, Lucas Silva deu início à trajetória na base do Cruzeiro em 2007. Aos 19 anos, em julho de 2012, estreou pela equipe principal na vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa. Foram oito partidas na primeira temporada entre os profissionais. Naquele mesmo ano, o volante passou por rápido empréstimo ao Nacional, de Patos de Minas.

De volta à Raposa, o atleta cresceu em 2013, garantiu espaço entre os titulares e se tornou um dos pilares na conquista do Campeonato Brasileiro. Na temporada posterior, cenário semelhante: mais um título da Série A para a conta, aliado a um troféu do Campeonato Mineiro.

O desempenho de Lucas Silva chamou a atenção do Real Madrid, que o contratou em 2015. Na Espanha, o jogador não rendeu como esperado e, no ano seguinte, atuou por empréstimo no Marseille, da França. Para repatriá-lo, o Cruzeiro agiu no mercado e fechou acordo com os Merengues para ter o atleta. De volta à capital mineira, o jogador vestiu a camisa estrelada entre 2017 e 2019, período em que conquistou duas edições do Estadual e duas da Copa do Brasil.

Após pouco mais de três temporadas no Grêmio, Lucas Silva retornou ao Cruzeiro em julho de 2023. O volante precisou de um tempo para conquistar a confiança da torcida e, na temporada recém-findada, fez-se essencial para o time. Ele soma 316 jogos com a camisa celeste, sendo 305 oficiais, e tem vínculo até o fim de 2027.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...