Início » Lucas Silva vê Cruzeiro atual parecido com time campeão em 2013 e 2014
Sinais? Capitão do Cruzeiro, Lucas Silva apontou semelhanças entre o time atual e aquele campeão do Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014. Energia, entrosamento e ambiente foram fatores destacados pelo volante após a vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, nesse domingo (21/9), que manteve a Raposa na cola da liderança da Série A.
“O que eu vejo é questão de entrosamento, ambiente e energia. Acho que todo mundo joga junto. E naquele grupo de 2013-14 também era assim. Um corria pelo outro. A gente tinha uma alegria e um entrosamento muito grande nos treinamentos e reflete nos jogos. E cada vez mais isso vem se comprovando. A gente vem se unindo, tendo esse entrosamento, essa energia, um acreditando no outro. Isso em 2013-14, com o passar dos jogos e vitórias, fez com que a gente conseguisse títulos”
Lucas Silva, volante do Cruzeiro
Em 2013, o Cruzeiro apresentou diferentes jogadores e entrou no Brasileiro de mansinho. Resultado? Com quatro rodadas de antecedência, a equipe conduzida pelo técnico Marcelo Oliveira se sagrou campeão. Ao fim das 38 rodadas, a Raposa somava 76 pontos, 23 vitórias, sete empates e oito derrotas.
Para a temporada seguinte, o Cruzeiro manteve a base (23 atletas permanentes, sendo Lucas Silva um deles) e voltou a conquistar o Brasileiro – dessa vez na 36ª rodada. O clube estrelado encerrou a participação na Série A com 80 pontos, 24 triunfos, oito igualdades e seis tropeços, aumentando, portanto, as métricas do ano anterior.
Nesta edição do Brasileiro, o Cruzeiro ocupa a vice-liderança, com 50 pontos. Em 2013 e 2014, ao fim da 24ª rodada, a Raposa já aparecia em primeiro, com 53 e 52 pontos, respectivamente. O cenário, evidentemente, é outro. Líder com 51 pontos, o Flamengo tem um jogo a menos e carrega o status de favorito, assim como o Palmeiras, que figura em terceiro, com 49 pontos e duas partidas a menos. Ou seja, a trajetória do clube estrelado rumo ao título envolve também contar com tropeços dos principais rivais.
Fato é que a campanha dos celestes no Brasileiro é surpreendente. O time não começou a temporada bem, precisou lidar com eliminações precoces no Campeonato Mineiro e na Copa Sul-Americana, mas se reencontrou no torneio nacional e, pouco a pouco, consolidou-se como um dos postulantes ao título.
Apesar da estabilidade e das boas apresentações, o Cruzeiro adota cautela. Por vezes, o técnico Leonardo Jardim e integrantes do departamento de futebol ressaltaram que a briga não é pela taça, e sim por vaga na Copa Libertadores de 2026 – que pode ser alcançada pela tabela da Série A e pela Copa do Brasil. Lucas Silva repetiu o discurso e pediu tempo para cravar se a Raposa brigará para reconquistar a Primeira Divisão depois de 11 anos.
“Estamos pela Libertadores, pelo G4, com o pé no chão. Foi isso que o Cássio frisou, o Jardim quando a gente fechou no vestiário depois do jogo. Pé no chão, deixa as coisas acontecerem na reta final. E aí, se der brecha, a gente vai brigar pelo título”
Lucas Silva, volante do Cruzeiro
Lucas Silva deu início à trajetória na base do Cruzeiro em 2007. Estreou pela equipe principal em julho de 2012 – mesmo ano em que defendeu o Nacional, de Patos de Minas, por empréstimo.
De volta à Raposa, o volante cresceu em 2013, garantiu espaço entre os titulares e se tornou um dos pilares na conquista do Campeonato Brasileiro. Na temporada posterior, cenário semelhante: mais um título da Série A para a conta, aliado a um troféu do Campeonato Mineiro.
Lucas Silva fez o primeiro gol do Cruzeiro na vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino. Aos 46 minutos do primeiro tempo, o volante limpou espaço, arriscou e acertou belo chute de fora da área – ele não marcava a longa distância desde 2018. Coincidência ou não, em 2013 (duas vezes) e 2014 o atleta também balançou as redes de tal forma.
Em setembro de 2013, no triunfo por 5 a 3 sobre o Vasco, pela 17ª rodada da Série A, Lucas Silva foi feliz duas vezes em chutes de fora da área. Em junho de 2014, na vitória por 2 a 1 diante do Miami Dade, em amistoso nos Estados Unidos, o volante repetiu o feito.
“Demorou um pouquinho, mas saiu mais um gol, e esse digno de quando subi para o profissional. Esse a torcida cobra bastante, vocês da imprensa também, e eu venho arriscando. Hoje saiu, um belo gol. Espero que como esse possa sair ainda mais no segundo turno”, comentou.
Hulk, atacante do Atlético, em discussão com Fabrício Bruno, zagueiro do Cruzeiro (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press) A temporada de Fabrício Bruno, zagueiro do Cruzeiro, o colocou mais uma vez ...
Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, em primeiro, segundo e terceiro lugar na tabela do Brasileiro, respectivamente, são os favoritos ao título (foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro; Gilvan de ...
Felipe Melo, ex-jogador e comentarista do SporTV (foto: Reprodução Globoplay) O ex-jogador Felipe Melo, em entrevista ao programa Fechamento SporTV, não poupou elogios ao Cruzeiro e destacou o ...