Lucas Silva vê Cruzeiro atual parecido com time campeão em 2013 e 2014

Lucas Silva vê Cruzeiro atual parecido com time campeão em 2013 e 2014

5 minutos 22/09/2025

Sinais? Capitão do Cruzeiro, Lucas Silva apontou semelhanças entre o time atual e aquele campeão do Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014. Energia, entrosamento e ambiente foram fatores destacados pelo volante após a vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, nesse domingo (21/9), que manteve a Raposa na cola da liderança da Série A.

“O que eu vejo é questão de entrosamento, ambiente e energia. Acho que todo mundo joga junto. E naquele grupo de 2013-14 também era assim. Um corria pelo outro. A gente tinha uma alegria e um entrosamento muito grande nos treinamentos e reflete nos jogos. E cada vez mais isso vem se comprovando. A gente vem se unindo, tendo esse entrosamento, essa energia, um acreditando no outro. Isso em 2013-14, com o passar dos jogos e vitórias, fez com que a gente conseguisse títulos”

Lucas Silva, volante do Cruzeiro

Comparativo das campanhas do Cruzeiro

Em 2013, o Cruzeiro apresentou diferentes jogadores e entrou no Brasileiro de mansinho. Resultado? Com quatro rodadas de antecedência, a equipe conduzida pelo técnico Marcelo Oliveira se sagrou campeão. Ao fim das 38 rodadas, a Raposa somava 76 pontos, 23 vitórias, sete empates e oito derrotas.

Para a temporada seguinte, o Cruzeiro manteve a base (23 atletas permanentes, sendo Lucas Silva um deles) e voltou a conquistar o Brasileiro – dessa vez na 36ª rodada. O clube estrelado encerrou a participação na Série A com 80 pontos, 24 triunfos, oito igualdades e seis tropeços, aumentando, portanto, as métricas do ano anterior.

Nesta edição do Brasileiro, o Cruzeiro ocupa a vice-liderança, com 50 pontos. Em 2013 e 2014, ao fim da 24ª rodada, a Raposa já aparecia em primeiro, com 53 e 52 pontos, respectivamente. O cenário, evidentemente, é outro. Líder com 51 pontos, o Flamengo tem um jogo a menos e carrega o status de favorito, assim como o Palmeiras, que figura em terceiro, com 49 pontos e duas partidas a menos. Ou seja, a trajetória do clube estrelado rumo ao título envolve também contar com tropeços dos principais rivais.

Fato é que a campanha dos celestes no Brasileiro é surpreendente. O time não começou a temporada bem, precisou lidar com eliminações precoces no Campeonato Mineiro e na Copa Sul-Americana, mas se reencontrou no torneio nacional e, pouco a pouco, consolidou-se como um dos postulantes ao título.

O Cruzeiro briga pelo título?

Apesar da estabilidade e das boas apresentações, o Cruzeiro adota cautela. Por vezes, o técnico Leonardo Jardim e integrantes do departamento de futebol ressaltaram que a briga não é pela taça, e sim por vaga na Copa Libertadores de 2026 – que pode ser alcançada pela tabela da Série A e pela Copa do Brasil. Lucas Silva repetiu o discurso e pediu tempo para cravar se a Raposa brigará para reconquistar a Primeira Divisão depois de 11 anos.

“Estamos pela Libertadores, pelo G4, com o pé no chão. Foi isso que o Cássio frisou, o Jardim quando a gente fechou no vestiário depois do jogo. Pé no chão, deixa as coisas acontecerem na reta final. E aí, se der brecha, a gente vai brigar pelo título”

Lucas Silva, volante do Cruzeiro

Lucas Silva viveu os últimos dois títulos da Série A

Lucas Silva deu início à trajetória na base do Cruzeiro em 2007. Estreou pela equipe principal em julho de 2012 – mesmo ano em que defendeu o Nacional, de Patos de Minas, por empréstimo.

De volta à Raposa, o volante cresceu em 2013, garantiu espaço entre os titulares e se tornou um dos pilares na conquista do Campeonato Brasileiro. Na temporada posterior, cenário semelhante: mais um título da Série A para a conta, aliado a um troféu do Campeonato Mineiro.

Lucas Silva fez o primeiro gol do Cruzeiro na vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino. Aos 46 minutos do primeiro tempo, o volante limpou espaço, arriscou e acertou belo chute de fora da área – ele não marcava a longa distância desde 2018. Coincidência ou não, em 2013 (duas vezes) e 2014 o atleta também balançou as redes de tal forma.

Em setembro de 2013, no triunfo por 5 a 3 sobre o Vasco, pela 17ª rodada da Série A, Lucas Silva foi feliz duas vezes em chutes de fora da área. Em junho de 2014, na vitória por 2 a 1 diante do Miami Dade, em amistoso nos Estados Unidos, o volante repetiu o feito.

“Demorou um pouquinho, mas saiu mais um gol, e esse digno de quando subi para o profissional. Esse a torcida cobra bastante, vocês da imprensa também, e eu venho arriscando. Hoje saiu, um belo gol. Espero que como esse possa sair ainda mais no segundo turno”, comentou.

Elenco do Cruzeiro de 2013

  • Goleiros: Fábio, Rafael, Igor e Élisson
  • Laterais: Ceará, Mayke, Egídio e Éverton
  • Zagueiros: Léo, Victorino, Wallace, Bruno Rodrigo, Dedé e Paulão
  • Volantes: Lucas Silva, Leandro Guerreiro, Tinga, Henrique, Nilton e Souza
  • Meias: Alisson, Éverton Ribeiro, Élber, Ricardo Goulart e Júlio Baptista
  • Atacantes: Borges. Dagoberto, Martinuccio, Lucca, Vinícius Araújo, Willian, Luan, Anselmo Ramon

Elenco do Cruzeiro de 2014

  • Goleiros: Fábio, Rafael e Elisson
  • Laterais: Ceará, Mayke, Egídio e Samúdio
  • Zagueiros: Léo, Bruno Rodrigo, Dedé, Manoel e Wallace
  • Volantes: Bruno Ramires, Henrique, Willian Farias, Tinga, Lucas Silva e Nilton
  • Meias: Éverton Ribeiro, Júlio Baptista, Marlone, Ricardo Goulart, Eurico, Souza, Élber, Alisson e Marquinhos
  • Atacantes: Judivan, Borges, Marcelo Moreno, Willian, Dagoberto, Luan e Neilton

Atual elenco do Cruzeiro de 2025

  • Goleiros: Cássio, Léo Aragão e Otávio
  • Laterais: William, Fagner, Kaiki, Kauã Prates e Kauã Moraes
  • Zagueiros: Fabrício Bruno, João Marcelo, Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Mateo Gamarra
  • Volantes: Matheus Henrique, Walace, Lucas Romero, Lucas Silva, Ryan Gabriel, Christian e Murilo Rhikman
  • Meias: Matheus Pereira, Japa e Eduardo
  • Atacantes: Kaio Jorge, Bolasie, Gabigol, Wanderson, Marquinhos, Kaique Kenji, Sinisterra e Arroyo

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...