Luto! Morre técnico, ex-Palmeiras, responsável por revelar Dener na Portuguesa

Luto! Morre técnico, ex-Palmeiras, responsável por revelar Dener na Portuguesa

2 minutos 22/09/2025

Por: Rivail Oliveira

São Paulo, SP , 22 (AFI) – Faleceu nesta segunda-feira (22), em São Paulo, aos 80 anos, o ex-jogador do Palmeiras e técnico Écio Pasca. Ele estava internado na capital paulista, em tratamento de um tumor na boca.

Paschoal Roberto Benvenuto, conhecido como Écio Pasca, vestiu a camisa do Verdão por 11 anos em todas as categorias, atuando como meio-campista no time profissional em 1967 e 1968.

No entanto, foi como treinador que viveu o grande momento de sua carreira. Seu último trabalho foi nas categorias de base da Portuguesa. Nascido em 10 de janeiro de 1945, Écio construiu uma trajetória marcante tanto como jogador quanto como técnico.

REVELOU DENER

Um dos maiores destaques de sua carreira aconteceu em 1991, quando comandou a Portuguesa de Desportos na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Sob seu comando, a Lusa fez história ao vencer a competição com a melhor campanha já registrada, contando com nomes como Dener, Sinval e Tico. Dener, três anos depois, faleceria em um trágico acidente de carro.

Além do Palmeiras, Écio atuou como jogador por clubes como Juventus, Nacional, São Bento de Sorocaba-SP e Santo André, entre outros. Pelo Verdão, foi bicampeão paulista infantil, bicampeão juvenil e campeão na categoria aspirante. Também conquistou o título do Paulistinha pelo Juventus e o Torneio Início pelo Palmeiras, entre outros.

Jogou ainda no tradicional time varzeano do Parque da Mooca, em São Paulo, nas poucas vezes que a equipe esteve no futebol profissional.

No Parque da Mooca, Écio jogou com seu irmão Pedrinho, meia que fez sucesso no Juventus e no XV de Jaú nos anos 1970.

CARREIRA

Como dirigente, técnico e observador, teve passagens por Juventus, Nacional-AC, Corinthians, Seleção Paulista e Seleção Brasileira de base. Também comandou equipes como São Bento, Blumenau, Atlético de Amparo, Mauaense, Portuguesa de Desportos, Santos, Paulista, Seleção Olímpica da China (1993 a 1997), Santa Catarina (1999/2000) e o Como, da Itália. Em 1993, atuou como chefe da delegação do Fluminense no Japão e participou de eventos internacionais no Chile (1995), Uruguai (1995), Argentina (1996), entre outros.

Écio Pasca também foi o criador do sistema tático conhecido como “Losango Flutuante”, implantado na Portuguesa. Em dezembro de 2013, após sua passagem pelo futebol chinês, foi homenageado na Câmara Municipal de São Paulo por sua contribuição ao esporte.

VELÓRIO

O velório acontece nesta segunda-feira, das 13h às 17h, no OSSEL Avelino (Rua Caetano Pimentel do Vabo, 74, Jardim Avelino). Em seguida, o cerimonial seguirá para o Crematório da Vila Alpina (Av. Francisco Falconi, 437, Vila Alpina).



Fonte

Conteúdos que podem te interessar...