Meia do Atlético participa de gols em três jogos seguidos e acirra briga por titularidade

Meia do Atlético participa de gols em três jogos seguidos e acirra briga por titularidade

3 minutos 02/02/2026

Ao fim de 2023, Gustavo Scarpa retornou ao Brasil para recuperar o futebol que o colocou entre os melhores nomes do país com a camisa do Palmeiras. O meio-campista chegou ao Atlético com status de titular absoluto, e assim permaneceu por longo tempo, até a chegada do técnico Jorge Sampaoli – que nunca teve o atleta como peça indispensável entre os 11 iniciais. Nos últimos dias, no entanto, o jogador empilhou participações em gols e acirrou a briga pela titularidade no Galo.

Desde que Sampaoli voltou ao Atlético, em setembro do ano passado, Scarpa perdeu a posição de figura incontestável nas escalações do clube mineiro. No fim de 2025, o ex-Palmeiras ficou no banco de reservas em 11 dos 22 compromissos que disputou pelo Galo, por mais que tenha contribuído com cinco assistências no período.

O episódio mais surpreendente ocorreu em 22 de novembro, quando o meia foi reserva na final da Copa Sul-Americana, contra o Lanús-ARG. Na ocasião, Sampaoli optou por iniciar a decisão com Rony – hoje atleta do Santos – pelo corredor direito, e o Atlético sofreu em certa medida também por problemas de criatividade no vice-campeonato continental.

Já neste início de ano, Scarpa foi relacionado para cinco das sete partidas disputadas pelo Galo. Foram duas como titular, duas como reserva e uma em que o jogador sequer saiu do banco.

Na última semana, de toda maneira, o meio-campista “esquentou” a briga pela titularidade com Jorge Sampaoli. Ele foi peça fundamental para as vitórias do Atlético sobre Cruzeiro e Pouso Alegre, pelo Campeonato Mineiro, e também no empate com o Palmeiras, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

As participações de Scarpa em gols do Atlético

No clássico contra o Cruzeiro, Scarpa saiu do banco de reservas do Atlético aos 21 minutos do segundo tempo na Arena MRV, em Belo Horizonte, e concedeu assistência para o golaço de Hulk quando o placar estava igualado. Com participação decisiva do jogador, o Galo venceu o arquirrival, por 2 a 1, e iniciou resgate de confiança.

Três dias depois, novamente na Arena MRV, Scarpa foi acionado do banco aos 15 minutos da etapa complementar do duelo contra o Palmeiras e fez o cruzamento que culminou no gol contra de Khellven, selando a virada alvinegra naquele momento. O Galo cometeu vacilo defensivo e cedeu empate ao Verdão, por 2 a 2, mas o meia foi novamente importante.

Por fim, no último sábado (31/1), Scarpa recebeu chance como titular em time alternativo do Atlético contra o Pouso Alegre, no Estádio Manduzão, em Pouso Alegre. Aos cinco minutos, ele ofereceu cruzamento “na medida” para que Reinier igualasse a contagem, abrindo caminhos para virada alvinegra, por 3 a 1.

Reinier e Scarpa se abraçam em comemoração de gol do Atlético diante do Pouso Alegre - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Reinier e Scarpa se abraçam em comemoração de gol do Atlético diante do Pouso Alegre(foto: Pedro Souza/Atlético)

Os lances credenciam cada vez mais o atleta a uma vaga entre os 11 de Sampaoli. Neste momento, Scarpa concorre principalmente com Bernard, que tem partido da direita ao centro na estrutura tática do Galo e é um dos nomes favoritos de Sampaoli – Victor Hugo e Igor Gomes são outros concorrentes.

Scarpa pelo Atlético

Desde a chegada ao Atlético, Scarpa tem sido figura importante para o clube mineiro. Ele já soma 12 gols e 25 assistências em 135 jogos com a camisa preta e branca, tendo conquistado títulos do Campeonato Mineiro em 2024 e 2025.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...