Novo técnico do Atlético está atrás só de um treinador em ranking de títulos no século 21

Novo técnico do Atlético está atrás só de um treinador em ranking de títulos no século 21

2 minutos 20/02/2026

Para substituir Jorge Sampaoli, a diretoria do Atlético seguirá com a aposta no sotaque argentino. Porém, desta vez, a área técnica alvinegra será ocupada por um profissional que ostenta diversas glórias no próprio país. Entre 2021 e 2025, Eduardo Domínguez brilhou por Colón e Estudiantes e se tornou o segundo treinador com mais títulos na Argentina no século 21.

Enquanto Jorge Sampaoli fez carreira internacionalmente, com destaque para as conquistas da Copa Sul-Americana com a Universidad de Chile em 2011 e da Copa América com o Chile em 2015, o novo comandante do Atlético protagonizou apenas uma experiência como treinador longe da Argentina.

Em 2019, Eduardo Domínguez passou pelo Nacional, do Uruguai, e até teve sucesso no início. O “Barba” conquistou a Supercopa Uruguaia em clássico contra o arquirrival Peñarol, mas viu o trabalho ser interrompido depois de apenas oito jogos e intensa pressão de torcedores e da imprensa.

Depois disso, o ex-zagueiro de 47 anos voltou para a Argentina e fez história, tanto que só não ganhou mais títulos no próprio país desde 2001 que Marcelo Gallardo, segundo El Gráfico. O histórico técnico do River Plate levantou 14 taças desde o início do século 21, enquanto Eduardo foi campeão em seis oportunidades – está empatado com Miguel Ángel Russo e Gustavo Alfaro nesse segundo lugar.

Os títulos de Eduardo Domínguez na Argentina

Em 2021, Domínguez começou a trajetória vitoriosa na terra natal. E foi com direito a um feito histórico. O profissional deu ao modesto Colón o primeiro título de expressão na história: a Copa da Liga Argentina – superando Talleres, Independiente e Racing no mata-mata da competição.

Já nos últimos anos, o “Barba” colecionou canecos pelo Estudiantes, “velho conhecido” dos torcedores do Atlético – o time venceu a Copa Libertadores de 2009 em cima do Cruzeiro, arquirrival do Galo. Ao todo, Domínguez conquistou cinco taças em três temporadas com os “Pincharratas”, sendo o Campeonato Argentino do ano passado o mais importante deles.

  • 2021: Copa da Liga Argentina com o Colón
  • 2023: Copa Argentina com o Estudiantes
  • 2024: Copa da Liga Argentina e Troféu de Campeões com o Estudiantes
  • 2025: Campeonato Argentino e Troféu de Campeões com o Estudiantes

Os números de Eduardo Domínguez no Estudiantes

  • 158 jogos
  • 71 vitórias
  • 47 empates
  • 40 derrotas
  • 54,8% de aproveitamento

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...