Novo zagueiro do Atlético cita características que ‘encaixam’ com Sampaoli

Novo zagueiro do Atlético cita características que ‘encaixam’ com Sampaoli

2 minutos 09/09/2025

O zagueiro Ruan acredita que pode se encaixar com facilidade no modelo de jogo do técnico Jorge Sampaoli. Ao ser apresentado pelo clube, nesta terça-feira (9/9), o defensor citou características que podem facilitar essa adaptação. 

Em termos defensivos, o argentino geralmente deixa as linhas de marcação da equipe bem altas, o que obriga os zagueiros a terem velocidade para acompanhar os ataques adversários. 

Isso, no entanto, não deverá ser um problema para Ruan. Em março de 2024, ele foi apontado como o segundo zagueiro do mundo com a maior média de aceleração por partida por um estudo feito pela CIES Football Observatory.

“Pelo o que venho acompanhando dos treinos ele (Sampaoli) faz muitos trabalhos defensivos, como correr para trás. Eu me considero um zagueiro muito rápido e forte nos duelos, então para mim isso não é um problema”, disse. 

“Vim de um futebol na Itália onde o espaço é muito curto, então tem muito espaço nas costas, por isso os times precisam de defensores rápidos para poderem recompor o mais rápido possível. Estou preparado para o que o professor precisar. Me considero um jogador rápido que pode agregar no jogo da equipe”, completou.

E na saída de bola?

Por outro lado, os zagueiros também são importantes na construção de jogadas nos times de Sampaoli. Dentro disso, Ruan relembrou a evolução nesse aspecto quando jogava na Europa. 

“Na Itália trabalhava bastante a parte tática, jogo com as bolas no pé. Eu brinco que cheguei na Itália, que ao meu ver naquela época, que era um cara imaturo, parecida tosco, de condução de bola, passe. Foi uma coisa que me ajudou muito. Tenho plenas condições de fazer um jogo assim”, disse. 

Ruan no Atlético

Ruan foi emprestado pelo Sassuolo, da Itália, ao Atlético. O contrato com o clube mineiro tem duração até julho do ano que vem.

Pelo clube europeu, o zagueiro disputou 63 jogos entre 2021 e 2024 – quando se transferiu para o São Paulo, também por empréstimo. Por lá, foram apenas 23 jogos disputados. 

O time em que Ruan mais atuou na carreira foi o Grêmio, que o revelou. Ao todo, ele participou de 141 partidas antes ser vendido ao Sassuolo por cerca de R$ 19 milhões. 

No Atlético, o defensor terá as concorrências de Lyanco, Junior Alonso, Vitor Hugo, Ivan Román e Vitão. 

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...