O que está em jogo para Cruzeiro e Tite diante do Pouso Alegre?

O que está em jogo para Cruzeiro e Tite diante do Pouso Alegre?

3 minutos 17/02/2026

O Cruzeiro terá mais uma prova de fogo no fim de semana. No primeiro grande desafio da temporada, o time perdeu por 2 a 1 para o Atlético, de virada, na quinta rodada do Campeonato Mineiro. Agora, o técnico Tite terá pela frente dois jogos das semifinal do Campeonato Mineiro.

A Raposa terá como adversário o Pouso Alegre. O jogo de ida será no sábado (21/2), a partir das 18h30, no Manduzão, em Pouso Alegre. A volta ocorre no dia 28 de fevereiro (sábado), às 18h, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Cruzeiro chega à semifinal sob forte pressão

Apesar de ter liderado a primeira fase do Mineiro, com 15 pontos em oito jogos, o Cruzeiro chega pressionado à semifinal. O técnico Tite faz início ruim de trabalho, com desempenho abaixo do esperado no Estadual e sequência de resultados desastrosa no Campeonato Brasileiro.

São cinco vitórias, cinco empates e cinco derrotas em 11 jogos até aqui. No Mineiro, o time venceu cinco vezes e perdeu três. Já na Série A, competição do qual é lanterna, o Cruzeiro tropeçou em todos os jogos.

A Raposa foi goleada pelo Botafogo (4 a 0, fora), perdeu de virada para o Coritiba (2 a 1, em casa) e empatou no sufoco diante do Mirassol (2 a 2, fora). Com um ponto de nove possíveis, o Cruzeiro se vê em situação de necessidade urgente de mudança nos próximos jogos.

A situação de Tite no Cruzeiro

Tite segue no comando do Cruzeiro e terá um espaço maior agora entre os compromissos. Ao todo, serão sete dias sem jogos. O último foi contra a URT, no sábado passado (14/2), e o próximo, diante do Pouso Alegre, será exatos sete dias depois.

No Brasileirão, o espaço sem jogos será de duas semanas. O empate com o Mirassol ocorreu em 11/2, e o duelo com o Corinthians está marcado para o dia 25.

Mesmo com três jogos de invencibilidade, o time não cresceu em desempenho nas últimas semanas e deixa em dúvida qual será o seu futuro. Tite testou escalações diferentes e terá tempo para buscar alternativas nesta semana pré-semifinal.

Um problema que deixa o cenário do técnico ainda mais difícil são as lesões. O Cruzeiro tem um jogador em transição física (goleiro Matheus Cunha) e sete no departamento médico.

Estão fora de combate: o lateral-direito Kauã Moraes, o zagueiro Jonathan Jesus e os atacantes Néiser Villarreal, Marquinhos, Chico da Costa, Luis Sinisterra e Kaique Kenji.

O volante Matheus Henrique também está fora da ida contra o Pouso Alegre, mas por suspensão. Ele foi expulso diante da URT, no último confronto da primeira fase.

Ataque ganha reforço em meio à crise de lesões

A diretoria do Cruzeiro foi ao mercado e contratou o ponta Bruno Rodrigues, do Palmeiras. Ele chega por empréstimo para compor o ataque celeste, que é o mais setor desfalcado do time neste momento momento.

Além de atuar pelo lado esquerdo, o jogador de 28 anos pode fazer a função de falso 9. Ele jogou dessa forma na primeira passagem pelo Cruzeiro, entre 2022 e 2023.

Para contar com o novo atacante, a Raposa terá que inscrevê-lo até sexta-feira (20/2). Esta é a data final para registro de jogadores no Mineiro.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...