Os dois jogadores do Atlético que viveram ano mais artilheiro com Sampaoli

Os dois jogadores do Atlético que viveram ano mais artilheiro com Sampaoli

2 minutos 05/09/2025

A temporada de 2020 está marcada nas carreiras de dois jogadores do Atlético, que viveram o ano mais artilheiro das respectivas trajetórias no futebol sob o comando do técnico Jorge Sampaoli. Agora, a dupla reencontra o argentino no Galo em busca de novos bons números – tanto individuais como coletivos.

O lateral-esquerdo Guilherme Arana já estava no Atlético dois meses antes do início da primeira passagem de Sampaoli por Belo Horizonte. Com a chegada do argentino, passou a atuar praticamente como um meia por dentro, no esquema tático de 3-2-5 proposto pelo treinador.

Arana tinha muita liberdade para chegar ao ataque e constantemente se via em trocas de posições com o atacante Keno, que costumeiramente atuava aberto pela esquerda, colado à linha lateral do campo. A boa capacidade de finalização do lateral fez com que ele contribuísse para o Galo com seis gols naquela temporada – além de nove assistências.

Até os dias atuais, este é o maior número de bolas na rede já registradas por Arana em uma única temporada. Ele chegou próximo à marca nos anos de 2021 e 2024, quando comemorou cinco vezes com a camisa preta e branca.

Alan Franco foi contratado pelo Atlético em julho de 2020, em operação que fez com que o clube mineiro desembolsasse R$ 12,8 milhões junto ao Independiente del Valle, do Equador. O volante tem características de boa leitura para preenchimento de espaços e marcação, mas sem grandes valências na chegada ao ataque.

Apesar disso, com Sampaoli, Franco marcou três gols a favor do Galo na somatória de 33 partidas em 2020. Ele já havia registrado a mesma marca com o del Valle em 2018, por meio dos mesmos 33 jogos.

Desde então, o volante só voltou a comemorar uma bola na rede uma vez na carreira. Na estreia com a camisa do Talleres, da Argentina, em junho de 2022, o meio-campista marcou em empate com o Colón (1 a 1), também da Argentina, pelas oitavas de final da Copa Libertadores daquela temporada.

Alan Franco, meio-campista do Atlético, gesticula durante derrota para o Vitória no Barradão - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Alan Franco, meio-campista do Atlético, gesticula durante derrota para o Vitória no Barradão(foto: Pedro Souza/Atlético)

Arana e Franco no Atlético

Tanto Guilherme Arana como Alan Franco ostentaram status de titulares absolutos do Atlético nos primeiros meses de 2025 – ainda que o lateral tenha enfrentado dificuldades com lesões. O primeiro fez 27 jogos na atual temporada (26 como titular), enquanto o segundo somou 36 (todos como titular).

A tendência é de que ambos sigam recebendo oportunidades com Sampaoli. Quem tem a situação mais ameaçada é, naturalmente, Alan Franco – que concorre com Alexsander, Gabriel Menino, Fausto Vera e Patrick Silva no Galo.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...