Os três feitos recentes que inspiram o Atlético a reverter vantagem do Cruzeiro

Os três feitos recentes que inspiram o Atlético a reverter vantagem do Cruzeiro

3 minutos 11/09/2025

Na noite desta quinta-feira (11/9), o Atlético terá dura missão no Mineirão, em Belo Horizonte: reverter vantagem de dois gols do arquirrival Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil. De toda forma, o Galo ostenta três feitos recentes que são motivo de inspiração para o atual time alvinegro.

Em 27 de agosto, o Cruzeiro foi letal nas oportunidades que criou e venceu o Atlético na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 2 a 0. Convocados na última Data Fifa por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira, o zagueiro Fabrício Bruno (este com golaço) e o atacante Kaio Jorge balançaram as redes no confronto.

Agora, para avançar às semifinais da Copa do Brasil, o Galo precisa vencer a Raposa por três gols de diferença no Gigante da Pampulha. Caso vença por dois tentos de vantagem, o Atlético levará a decisão da vaga aos pênaltis.

Os três feitos recentes que motivam o Atlético

No recorte dos últimos três anos e meio, o Atlético venceu o Cruzeiro por dois gols de diferença no Mineirão em três ocasiões. Uma delas teve torcida dividida, enquanto as outras duas foram com mando de campo da Raposa e com a totalidade das arquibancadas do estádio ocupadas pelos celestes.

2/4/2022 – Atlético 3 x 1 Cruzeiro – Campeonato Mineiro

A decisão do Campeonato Mineiro de 2022 foi disputada em jogo único, com torcida dividida, no Mineirão. O Atlético havia despachado a Caldense nas semifinais, enquanto o Cruzeiro havia passado pelo Athletic.

O duelo foi vencido pelo Galo, por 3 a 1, com gols de Hulk (duas vezes) e Nacho Fernández. Já nos minutos finais, Edu descontou para a Raposa.

Nacho Fernández comemora gol do Atlético sobre o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro de 2022 - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Nacho Fernández comemora gol do Atlético sobre o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro de 2022(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

7/4/2024 – Cruzeiro 1 x 3 Atlético – Campeonato Mineiro

Os arquirrivais voltariam a medir forças na decisão do Campeonato Mineiro de 2024. O Atlético superou o América nas semifinais, enquanto o Cruzeiro passou pelo Tombense.

A partida de ida da final terminou empatada na Arena MRV, por 2 a 2. Bruno Fuchs e Hulk balançaram as redes para o Galo na ocasião, enquanto Jemerson (contra) e Dinenno igualaram para a Raposa.

No clássico decisivo, Mateus Vital chegou a abrir o placar para o Cruzeiro no Mineirão. Sem a vantagem do empate, o Atlético precisou partir para o “tudo ou nada” e buscou virada épica com gols de Saravia, Hulk e Gustavo Scarpa – todos no segundo tempo -, vencendo por 3 a 1 e conquistando mais um título.

Hulk comemora gol sobre o Cruzeiro com companheiros de Atlético - (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Hulk comemora gol sobre o Cruzeiro com companheiros de Atlético(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

9/2/2025 – Cruzeiro 0 x 2 Atlético – Campeonato Mineiro

No primeiro encontro oficial entre os arquirrivais na atual temporada, o Atlético voltou a vencer o Cruzeiro em um Mineirão lotado de torcedores celestes. Pela primeira fase do Campeonato Mineiro, o Galo se aproveitou da expulsão de Gabriel Barbosa, ainda no primeiro tempo de jogo, para dominar a Raposa.

Hulk voltou a balançar as redes contra o principal adversário alvinegro. Com dois gols no segundo tempo da partida, definiu vitória do Atlético – desta vez, por 2 a 0.

Hulk comemora gol do Atlético contra o Cruzeiro - (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Hulk comemora gol do Atlético contra o Cruzeiro no Mineirão(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Cruzeiro x Atlético na Copa do Brasil

O novo clássico entre Cruzeiro e Atlético no Mineirão será disputado a partir das 19h30 desta quinta-feira (11/9). Com feitos recentes para se inspirar, o Galo tenta alcançar as semifinais da Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...