Pelo título do Brasileiro? Jardim frisa ‘luta’ do Cruzeiro: ‘Não podemos alterar’

Pelo título do Brasileiro? Jardim frisa ‘luta’ do Cruzeiro: ‘Não podemos alterar’

3 minutos 23/09/2025

“A nossa luta eu já disse e nós preparamos”. Dessa forma que Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, frisou o objetivo do clube estrelado na atual temporada. Gritos de ‘o campeão voltou’, ecoados no Mineirão, em Belo Horizonte, após a virada por 2 a 1 sobre o Bragantino, e a própria campanha da Raposa no Campeonato Brasileiro não foram suficientes para amolecer os ideais do comandante português, que prefere seguir com afinco a rota estabelecida anteriormente.

Dinamicidade do futebol não permite ‘alterar o projeto’

“Se a gente não tivesse capacidade de ganhar do Bragantino, todos já estariam questionando se tínhamos capacidade de ficar entre os primeiros quatro. O futebol é isto, é muito claro, por isso não podemos alterar aquilo que é o nosso projeto”, iniciou o treinador cruzeirense.

Leonardo Jardim não está errado em destacar a dinamicidade do futebol. Mas a torcida não se contém da mesma forma e acredita que brigar com os números equivale a fugir da realidade. A euforia tem fundamento: o Cruzeiro soma 50 pontos em 24 partidas (15 vitórias, cinco empates e quatro derrotas), montante que o coloca em segundo lugar na tabela de classificação do Brasileiro.

O aproveitamento da Raposa (69,4) é de um postulante ao título – em 2014, por exemplo, o Cruzeiro venceu a Primeira Divisão com aproveitamento de 70,2%. Ainda assim, o treinador celeste prefere manter a cautela.

“O Jardim foi contratado para um projeto e para desenvolver uma ideia com os objetivos. Eu não posso chegar aqui ao meio da temporada e dizer que agora o objetivo trocou. E depois perco um jogo ‘não, agora o objetivo é para trás’. Temos de ser pessoas sérias e eu gosto de ser, não só parecer”, prosseguiu o comandante.

Cruzeiro persegue principal objetivo

De acordo com Leonardo Jardim, o Cruzeiro alcançou o primeiro objetivo, que era chegar à semifinal da Copa do Brasil (que dá ao campeão espaço na Copa Libertadores), e persegue o próximo, que é encerrar a participação na Série A entre os quatro primeiros e conseguir uma vaga no torneio continental de 2026.

Rivais diretos, Flamengo e Palmeiras, têm elevado o patamar do Brasileiro. A equipe carioca é líder, com 51 pontos e um jogo a menos, enquanto o time paulista aparece na terceira posição, com 49 pontos e duas partidas a menos. Na visão do treinador cruzeirense, quando os compromissos dos clubes estiverem alinhados, o panorama será melhor.

“Temos os objetivos bem claros… Vamos andar atrás destes. O G4 é o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto. A gente tem este momento que está em segundo, porque temos mais jogos do que os adversários diretos. Não estamos em segundo diretamente. Se eles ganharem os jogos, vamos passar para terceiro. Mas o importante é que a gente vá cumprindo aquilo que é o nosso objetivo”, destacou.

‘No fim é que vamos ver’

Como já reforçado por Leonardo Jardim, o Cruzeiro tem de trabalhar jogo a jogo: “Em todos os jogos é importante fazer os três pontos. Vamos ver no fim. Já disse. No fim é que vamos ver o resultado. Mas agora tem que ser o próximo jogo, o Vasco, e tentar o objetivo que é o mesmo, os três pontos”.

Chances de título do Brasileiro

Os cálculos atualizados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) reconhecem superioridade de Palmeiras e Flamengo. Segundo os números, atualizados ao fim da 24ª rodada, os paulistas têm 40,3% de chances de título. A porcentagem dos cariocas é de 32,6%. O Cruzeiro fecha o pódio da estatística, com 23,8%.

Caminhada do Cruzeiro

O Cruzeiro tem 14 jogos pela frente na Série A. O próximo é diante do Vasco, sábado (27/9), às 18h30, em São Januário, no Rio de Janeiro. Entre os compromissos fora de casa, estão embates com Flamengo (em 2 de outubro, às 20h30, pela 26ª rodada) e Palmeiras (em 25 de outubro, pela 30ª rodada).

Pela semifinal da Copa do Brasil, a Raposa só entra em campo em dezembro, quando o Brasileiro tive chegado ao fim. Os encontros com o Corinthians estão previstos para 10 e 14 de dezembro. Posteriormente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) detalhará os horários, os locais e sorteará os mandos.

Fonte

Conteúdos que podem te interessar...